O apoio extraordinário de proteção social, no valor de 438,81 euros, criado no âmbito das dificuldades económicas derivadas da pandemia, será hoje pago aos trabalhadores pelo Instituto da Segurança Social (ISS).
Criada no mês de julho na sequência do Orçamento Suplementar, a nova compensação só ficou disponível em setembro, com os primeiros pagamentos a serem realizados apenas em novembro.
De valor correspondente ao Indexante de Apoios Sociais (438,81 euros), o montante a ser pago no dia de hoje diz respeito aos apoios retroativos de julho a outubro, destinados a “um conjunto de beneficiários que não foram abrangidos no primeiro processamento deste apoio”, como explica uma nota publicada pelo ISS.
Na mesma divulgação, o instituto salienta que, até à data, “foram pagos apoios extraordinários a 173 mil trabalhadores independentes (no montante de 185 milhões de euros) e a 57 mil sócios-gerentes (86 milhões de euros)”.
Esta compensação abrange trabalhadores independentes e informais com uma quebra mínima de rendimento de 40%, em comparação com a média de rendimentos declarados em 2019, assim como outros trabalhadores não incluídos no sistema de Segurança Social e, consequentemente, desprovidos de proteção social.