Home / MERCADO / Economia / Trabalhadores do setor ferroviário em greve
Setor ferroviário greve comboios CP
Trabalhadores do setor ferroviário em greve até 17 de maio (Foto: Unsplash)

Trabalhadores do setor ferroviário em greve

Os trabalhadores do setor ferroviário vão estar em greve às horas extras, a partir de hoje e até dia 17 de maio, para exigir a valorização dos salários. A CP admite que pode haver atrasos e supressões de comboios.

Foi a 19 de abril que o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) entregou um pré-aviso de greve face ao trabalho extraordinário, a entrar em vigor às 00h00 desta segunda-feira e prolongando-se até dia 17 de maio.

O Sindicato, em nota à imprensa, acusou a administração da CP e o Governo de realizarem “manobras de diversão em negociações onde impera a chantagem e intransigência”, após a entrega do caderno reivindicativo, que prevê “o aumento das cláusulas de expressão pecuniária”, a revisão do acordo da empresa e a subida de salários.

Face à greve dos trabalhadores, a CP alertou para a possibilidade de ocorrerem “alguns atrasos e supressões, a nível nacional, apesar de prever realizar a “larga maioria dos seus comboios”.

Quanto aos clientes que adquiriram bilhetes para viajar em comboios alfa pendular, intercidades, inter-regional e regional pode pedir o reembolso do valor total ou a sua revalidação, sem custos.