Home / MERCADO / Economia / Trabalho temporário sobe 4,7% no primeiro trimestre de 2022
Trabalho Temporário
Valores ainda estão abaixo dos registados em período pré-pandemia (Foto: Unsplash)

Trabalho temporário sobe 4,7% no primeiro trimestre de 2022

Por: Diana Mendonça

O número de colocações de trabalho temporário aumentou 4,7%, no primeiro trimestre do ano, face ao mesmo período em 2021. Os dados do barómetro do trabalho temporário, divulgados pela APESPE-RH e o ISCTE, registaram um conjunto de 4.500 colocações durante os meses de janeiro, fevereiro e março.

Apesar do crescimento face a 2021, as colocações encontram-se abaixo do registado em 2020 (-3,2%) e em 2019 (-10,8%).

Já o índice do trabalho temporário tem vindo a demostrar um crescimento gradual, tendo subido 0,03 pontos de janeiro (1,03) a março (1,06). Estes valores são superiores aos registados nos meses homólogos do ano anterior.

Afonso Carvalho, presidente da associação portuguesa das empresas do setor privado de emprego e de recursos humanos, afirma que este primeiro trimestre marca um “início de ano positivo”, contudo “ainda abaixo do pré pandemia em 2019”.

Os setores que registam um aumento do trabalho temporário são, sobretudo, as empresas de fabricação de componentes e acessórios para veículos automóveis, com cerca de 14%, e nas empresas de fornecimento de refeições para eventos e outras atividades de serviço de refeições, cerca de 8%.