Home / Empresas / Empreendedorismo / Transformação digital europeia pode vir a gerar 2,8 triliões de euros
Transformação digital europeia
Do valor total, 55% depende da computação na cloud (Fonte: Pexels)

Transformação digital europeia pode vir a gerar 2,8 triliões de euros

Por: Martim Gaspar

O estudo “Unlocking Europe’s digital potential” da consultora PublicFirst, a pedido da Amazon Web Services (AWS), revelou que na década digital, plano da Comissão Europeia para a transformação digital da Europa até 2030, poderão ser gerados cerca de 2,8 triliões de euros em valor acrescentado bruto (VAB). Do valor total, nota-se que 55% do valor estimado depende da computação na cloud, através de investimento na melhoria de processamento, gestão de dados e outros serviços na cloud, o que permite cortar nos custos de manutenção de centros de dados.

De maneira a alcançar uma Europa mais digital, a UE está perto de “duplicar” o número de startups privadas avaliadas na ordem dos mil milhões de dólares até 2030, alcançando também progressos em direção a digitalizar os serviços públicos essenciais.

Porém, de acordo com o estudo, gerar o valor estimado de 2,8 triliões requer que ambos os setores, público e privado, procurem adotar o mais rapidamente as competências requeridas para manusear estas novas ferramentas. Se o progresso de transformação digital continuar no ritmo atual, a UE apenas conseguirá atingir os seus objetivos até 2040, uma década a mais do que o previsto.

No passado dia 20 de outubro, a AWS, organizou o AWS Initiate 2022 em Lisboa, procurando promover a transformação digital na Europa. O evento contou com a participação de 1800 trabalhadores de diversas empresas portuguesas, sendo que o objetivo era ensinar a estes como podem escalar os seus negócios na cloud, tendo como apoio técnico os colaboradores da AWS.