Home / Empresas / Ambiente / Transição Industrial impulsionada por energias renováveis
energias renováveis transformação industrial
Empresas estão a desenvolver a sua transição industrial ecológica (Foto: Pixabay)

Transição Industrial impulsionada por energias renováveis

De acordo com o estudo Renewable Energy Market Review, da Willis Towers Watson, o impacto das alterações climáticas tem levado a uma transição para iniciativas de energia renovável, o que está a provocar uma transformação industrial das empresas. 

De acordo com um relatório da Willis Towers Watson, os desafios primordiais das necessidades climáticas estão a ser tidos em conta pelos gestores de risco, que têm vindo a implementar mudanças na regulamentação, tecnologia e inovação nas empresas, além de incutir estes ideais aos seus colaboradores e investidores.

O relatório da consultora global líder apresenta a premissa de que este tipo de medidas tem ajudado as empresas na melhoria das parcerias no seio de indústrias e comunidades, bem como a reduzir o custo de capital, o que tem resultado no desenvolvimento da transformação industrial para um setor que aposta num tipo de produção com baixo teor de carbono. 

A indústria das energias renováveis está rodeada de “riscos e desafios”, numa altura crítica para a economia dada a atual conjuntura pandémica, conforme afirma Pedro Maia, responsável da área de Energias Renováveis da Willis Towers Watson Portugal. 

O responsável acrescenta que o risco climático tem tido um forte impacto na transformação industrial, com as empresas utilizadoras de energias renováveis a desenvolverem esforços nesse sentido e a “incorporar o risco das mudanças climáticas nas suas estratégias de mitigação de risco, de forma a sobreviver no futuro”.

Para Pedro Maia, as empresas que utilizam energias renováveis precisam de estar a par do impacto transformativo das mesmas nas suas indústrias, uma vez que estas podem desempenhar um papel estratégico no desenvolvimento desta transição industrial.