Home / MERCADO / Economia / Turismo de compras aumentou 50% durante a Web Summit
aumentou

Turismo de compras aumentou 50% durante a Web Summit

Segundo os dados da Global Blue, encarregue das operações livre de impostos (tax free), o turismo de compras esteve em alta, registando uma subida de 50%, entre os dias 7 e 10 de novembro dias em que decorreram a Web Summit. A subida justifica-se pela presença de nacionalidades que habitualmente não lideram as listas de quem mais compra em Lisboa.

Na lista de compras em valor durante 07 e 10 de novembro ficaram em primeiro plano cidadãos angolanos, seguidos por brasileiros, chineses, norte-americanos e japoneses, sem que tenham sido divulgados valores.

A nível da compra média, os australianos registaram o valor médio mais elevado com 1.822 euros, seguindo-se dos são-tomenses que compraram em média 1.483 euros, chineses de Hong Kong com 1.482 euros e mexicanos com 1.403 euros. Os turistas chineses ocuparam a 5.ª posição com uma compra média de 1.024 euros.

O ‘ranking’ da Global Blue mostrou as Amoreiras, em Lisboa, como o local onde mais cresceram as vendas, registando 121% durante os dias da Web Summit, em comparação com o mesmo período do ano passado. No ‘top’ seguiu-se a Avenida da Liberdade, com mais 56%, a baixa e o aeroporto, ambos com mais 52% de compras.

O Centro Comercial Colombo apresentou uma subida de 45% e, por último, o Centro Comercial Vasco da Gama, mais próximo do local a WS, com uma subida de 35%. A Global Blue colabora com mais de 270.000 retalhistas do mundo, marcas e hotéis, em 43 países, e serve mais de 100.000 de viajantes todos os dias, tendo há 35 anos introduzido o conceito de ‘Tax-Free Shopping’.