Home / Internacional / Turismo mundial com quebra de 270,6 mil milhões entre janeiro e maio
turismo mundial Turismo de Portugal
(Foto: Pexels)

Turismo mundial com quebra de 270,6 mil milhões entre janeiro e maio

O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) afirmou que o turismo mundial perdeu cerca de 270,6 mil milhões de euros em exportações entre janeiro e maio, estando em risco cerca de 120 milhões de empregos diretos.

“Nos primeiros cinco meses deste ano, as chegadas de turistas internacionais diminuíram em mais de metade e cerca de 320 mil milhões de dólares [270,6 mil milhões de euros] em exportações do turismo foram perdidos”, referiu Zurab Pololikashvili, numa mensagem em vídeo.

O líder da OMT referiu, ainda, que cerca de 120 milhões de empregos diretos no turismo estão em risco, devido aos impactos negativos causados pela pandemia de Covid-19.

Pololikashvili considerou, ainda, que a crise que estamos a viver “é um grande choque para as economias desenvolvidas, mas para os países em desenvolvimento é uma emergência, especialmente para vários pequenos Estados insulares em desenvolvimento e países africanos”.

A OMT lançou, ainda, um relatório sobre o impacto da pandemia no turismo, esperando que as receitas possam cair 769,68 mil milhões de euros para 1,01 biliões de euros em 2020, fazendo o produto interno bruto (PIB) global cair entre 1,5% a 2,8%.