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31.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (Foto: Divulgação)
31.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (Foto: Divulgação)

Turismo nacional e tecnologia em destaque na BTL

Por: João Monteiro

A 31.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) abriu portas na passada quarta-feira, após dois anos de pausa devido à pandemia. Com expositores de todo o mundo, o turismo nacional também marca presença em força na edição deste ano.

De Norte a Sul e passando ainda pelos arquipélagos dos Açores e da Madeira, estão representados municípios e empresas de todas as regiões do país. Desde o setor da hotelaria e restauração, até destinos turísticos com diversas entidades promotoras de viagens, empresas ligadas à produção de vinho e produtos biológicos até à promoção de zonas por todo o país que estão na BTL para dar a conhecer um pouco sobre as tradições das regiões.

Uma das empresas que marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, é a Ritmo Campestre, uma empresa produtora de óleos essenciais, águas florias e hidrolatos, sendo ainda produtores de aromaterapia. De acordo com Noémia Monsaraz, responsável pelas vendas e marketing, em declarações à PME Magazine, o objetivo da sua presença na BTL é simples: “Promover o agroturismo, a nossa produção de óleos essenciais biológicos e o Monte da Paz, que é uma herdade com uma vista única sobre o lago do Alqueva. Sendo que a feira da BTL tem um grande impacto sobre as pessoas, viemos mostrar que queremos expandir.” A Ritmo Campestre tem a missão de promover o Alentejo a nível turístico, com uma herdade de 300 hectares e possui, também, uma das maiores destilarias a nível nacional, tendo a capacidade de destilar 9 toneladas de matéria-prima.

No setor da hotelaria, encontrámos a GuestU, plataforma que conta já com mais de 400 hotéis aderentes, em mais de 55 países, e que tem como principal objetivo facilitar a comunicação entre hotel e hóspede. Com serviços disponíveis a partir da app, como por exemplo, check-in online, chave digital para entrar no quarto, chats para comunicar com o staff do hotel, controlar vários aspetos do quarto (ar condicionado, luzes, televisão, etc.) e ainda serviço de quartos, tudo a partir da plataforma. “A BTL é principalmente um ponto de encontro com os hotéis e parceiros com os quais a GuestU integra os sistemas de gestão hoteleira”, afirmou Miguel Lima, diretor da GuestU. As expetativas para 2022 passam por “reforçar as relações com os clientes e parceiros atuais e dar também a conhecer a plataforma a mais hotéis para melhorar a experiência dos hóspedes”, acrescentou.

No setor turístico, a Associação de Turismo em Espaço Rural – Casas Açorianas, também, e como já é hábito, marca a sua presença na 31.ª edição da BTL. A associação sem fins lucrativos é pioneira em turismo em espaço rural e de natureza nos Açores, sendo que a instituição possui terrenos em quase todas as ilhas do arquipélago para atrair turistas de todo o mundo e promover o turismo rural dos Açores. “Algumas ilhas do grupo central e ocidental, Flores, São Jorge, Graciosa e o Pico, foram ilhas que, em 2021, tiveram um boom”, revelou Marina Almeida, assistente de direção das Casas Açorianas, acrescentando que é expectável que este aumento de visitas turísticas às ilhas continue a aumentar não só para as ilhas mais conhecidas internacionalmente, mas também para as ilhas com menos reconhecimento mundial.

A Companhia das Lezírias veio manter a tendência de marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, com a missão de promover o setor do enoturismo, o turismo de natureza com os passeios pelo Montado de Sobro e ainda com o espaço de observação de aves que se situa em plena lezíria do Tejo. Através do site da companhia, são promovidas as atividades turísticas e com a presença em algumas feiras internacionais, a empresa pretende promover este setor.  “Mostrar o que temos em termos de oferta, bem como fazer contactos com operadores turísticos estrangeiro e também captar visitantes de zonas que não sejam da Área Metropolitana de Lisboa, nomeadamente a zona centro, norte, algarve”, afirmou Isabel Vinagre, administradora da Companhia das Lezírias

Com a ambição de crescer, criar novas perspetivas de negócios e dar a conhecer novos destinos turísticos, as revistas Volta ao Mundo e Invasões não faltaram também ao maior evento de turismo em Portugal. “Solidificar leitores e crescer, com uma grande expetativa para 2022 após a pandemia e as restrições impostas e o nosso desejo é acompanhar o desejo dos portugueses de viajar”, afirmou Pedro Ivo Carvalho, diretor da Volta ao Mundo e da revista Invasões.

A rede Termas Centro também não deixou passar a oportunidade de promover os seus serviços na 31ª. Edição da BTL. Integrados na categoria Turismo Centro Portugal, “as termas são mais do que um produto turístico, são um destino transversal a muitos segmentos, como cultural, da saúde, ou em alguns casos, religioso e gastronómico”, avançou Adriano Barreto Ramos, coordenador do Provere – Termas Centro. As expetativas para a BTL passaram pela “retoma e que seja o arrancar de uma época termal que pelo menos nos leve a um nível aproximado a 2019, achamos que é importante estarmos cá para reforçar a confiança das pessoas nas termas”, acrescentou ainda.

Terminando na área do turismo, encontrámos a Living Tours. Criada em 2004 e com o foco de atividade na Península Ibérica, a Living Tours proporciona visitas guiadas, tours e experiências, promovendo a empresa com feiras internacionais a representar Portugal, sendo a primeira vez que marcaram presença na Bolsa de Turismo de Lisboa para criar novas parcerias e divulgar o turismo em Portugal e Espanha. “Acreditamos que se houver o cessar-fogo na Ucrânia, o ano de 2022 vai ser brutal, porque as pessoas estão desejosas de viajar e de poder voltar à vida normal que tem sido um pouco cancelada nos últimos dois anos com a situação pandémica, esclareceu o diretor da Living Tours, Rui Terroso.

Na parte cultural, a Fundação Calouste Gulbenkian esteve também presente na Feira Internacional de Lisboa com o objetivo de reavivar a cultura no país que tem sido colocada um pouco de lado nos últimos dois anos. “Iniciativas culturais, exposição permanente maravilhosa e com vários artistas nacionais e internacionais a exporem as suas obras de arte na fundação”, explicou a representante da Fundação Calouste Gulbenkian, presente na BTL.

Ainda encontrámos a Panidor que veio promover o seu nome no meio gastronómico com o objetivo de reforçar as parcerias com as diversas empresas dos vários setores presentes na Bolsa de Turismo de Lisboa. Com uma variedade de produtos de excelência inteiramente nacionais e também produtos adaptáveis às necessidades dos clientes. “Apresentar sempre novas dinâmicas, novos produtos e cimentar as parcerias já existentes”, afirmou Nuno Cardoso, responsável comercial do departamento de hotelaria da Panidor.

A Bolsa de Turismo de Lisboa, começou esta quarta-feira no dia 16 de março exclusivamente para profissionais e decorre na Feira Internacional de Lisboa (FIL) até este domingo, dia 20, abrindo esta sexta-feira as portas para o público, a partir das 17 horas.