Home / MERCADO / Economia / Turismo regista seis milhões de dormidas em abril
Turismo
Turismo cresce em relação aos números pré-pandemia (Foto: Unsplash)

Turismo regista seis milhões de dormidas em abril

Por: Diana Mendonça

O setor do turismo registou um crescimento face ao período homólogo anterior à pandemia, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Em abril, os alojamentos turísticos receberam 2,4 milhões de hóspedes, totalizando seis milhões de dormidas.

Estes números são cinco vezes superiores aos registados em abril de 2021. O aumento tão significativo é justificado pelo facto de Portugal estar a iniciar o levantamento das restrições e das medidas de confinamento, em abril do ano passado. Já em relação ao período pré-pandemia, regista-se um crescimento de 1,6% no número de hóspedes e de 1,1% no número de dormidas.

Os turistas estrangeiros foram os principais responsáveis pelo aumento das dormidas (4,1 milhões). Reino Unido, Espanha, Alemanha e França foram os países que registaram mais turistas em Portugal. O INE destaca ainda o crescimento do mercado checo (78,5%) e do mercado romeno (58,6%), face aos níveis pré-pandemia e a perda de expressão dos turistas suecos turistas suecos (-30,9%) e brasileiros (-20,0%).

A procura do mercado interno continua a subir, registando um aumento de 15% em relação a abril de 2019.

De acordo com os dados do INE, todas as regiões do país obtiveram um aumento no número de dormidas. A única região que não obteve um crescimento superior aos valores pré- pandemia foi o Algarve (-8,9%).

Os primeiros quatro meses mostram uma tendência positiva para os alojamentos turísticos com um aumento de 449,2% face ao período homólogo de 2021.