Home / MERCADO / Economia / Turistas britânicos já podem fazer viagens para Portugal
Turistas britânicos Reino Unido Algarve praia verão turismo
São esperados cinco mil turistas britânicos por dia, no Algarve (Foto: Unsplash)

Turistas britânicos já podem fazer viagens para Portugal

Governo inglês dá “luz verde” aos turistas britânicos que queiram fazer férias em Portugal, a partir de hoje. É esperada a chegada de cerca de cinco mil britânicos por dia ao Algarve, o que resulta num número elevado de procura.

O Reino Unido inicia hoje, 17 de maio, uma nova etapa no plano de desconfinamento, o que pressupõe, entre diversas medidas e permissões, a autorização para viajar de férias para alguns países estrangeiros, entre eles encontra-se Portugal.

A lista de 12 países com “luz verde” do Governo britânico, autoriza viagens por motivos não essenciais e não exige quarentena de dez dias no regresso. No entanto, destes 12 países, sete não os deixam entrar em território nacional, como é o caso da Austrália, Nova Zelândia, Singapura, Brunei e Ilhas Malvinas.

Portugal é um dos poucos destinos na lista com praias e, por isso, notou-se um elevado número de procura e reservas na região do Algarve. Segundo o jornal inglês The Mirror, são esperados cerca de cinco mil turistas ingleses por dia ao Algarve, só nesta semana. Relembre que a lista verde deixou de fora alguns destinos populares entre os ingleses como é o caso de Espanha, Turquia e Grécia.

Já em Inglaterra, a partir de hoje, os cidadãos poderão voltar a comer dentro dos restaurantes, uma vez que, até hoje, estiveram limitados às esplanadas. Para além disso, os ingleses vão poder passar a visitar familiares e amigos dentro de casa. No que respeita aos espaços de lazer como museus, cinemas, teatros e salas de concertos, estas poderão reabrir com limite de capacidade.

Apesar do entusiasmo da reabertura do turismo, a preocupação com a nova variante do coronavírus – B.1.617.2 – é algo que assusta os ingleses, principalmente porque já foram detetados cerca de mil casos no Reino Unido.

Boris Johnson, o primeiro-ministro britânico, disse na passada sexta-feira, dia 14 de maio, que não exclui atrasar a quarta fase do desconfinamento, com data prevista para 21 de junho. Ao mesmo tempo que reforça a ideia de que não há previsões para aumentar a “lista verde” de países nos próximos dias.

Importa recordar que desde o início da pandemia, o Reino Unido já registou cerca de 128 mil mortes e que, atualmente, a média de casos diários é de dois mil. Até ao momento, perto de 70% dos adultos já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 e 38% já estão completamente vacinados.