Por: Marta Godinho
Foi na passada quinta-feira, 27 de outubro, que o dono da Tesla, Elon Musk, finalizou a compra da rede social Twitter. As mudanças foram evidentes e, poucos dias após a compra da plataforma, Elon Musk anunciou o início do preçário para esta rede social: todas as contas verificadas vão passar a ter uma subscrição de oito dólares por mês.
A compra da plataforma resultou em cerca de 44 mil milhões de dólares e a ideia por detrás do pagamento de verificação surgiu pela urgência em aumentar as receitas, garantir a transação de financiamento que permitiu a compra da rede social e para, mais tarde, remunerar os criadores de conteúdo na plataforma.
O proprietário do Twitter propôs, inicialmente, o custo de 20 dólares pelo chamado “twitter azul”, ou seja, para todas as contas verificadas que, até então, eram gratuitas. De acordo com a CNN Internacional, a rede social pode começar a retirar as marcas de verificação azul para todos os utilizadores que não paguem o preço mais elevado de 20 dólares num prazo de 90 dias. Contudo, depois de diversas críticas, Elon Musk contra atacou com “que tal oito dólares?” após Stephen King ameaçar abandonar a rede social.
Este domingo, Musk fez uso do Twitter para afirmar que todo o processo de verificação ainda está a ser reformulado, sendo que o preço das contas verificadas ainda vai ser alvo de ajustes por país, de acordo com a paridade do poder de compra.