Home / Empresas / Uber com zero emissões até 2040
Uber
(Foto: Pexels)

Uber com zero emissões até 2040

A Uber compromete-se a passar a ser uma plataforma de mobilidade de zero emissões até 2040, em todas as cidades em que está presente.

A Uber prevê que todas as suas viagens passem a ser realizadas através de veículos de zero emissões (vze), de transportes públicos e de micromobilidade. Esta aposta já começou nos mercados europeus, que “estão a liderar este caminha da eletrificação da indústria de ride-sharing”, informa, em comunicado, acrescentando que “até 2025, 50% do total dos quilómetros percorridos na plataforma da Uber em sete capitais europeias (Lisboa, Amsterdão, Berlim, Bruxelas, Londres, Madrid e Paris) serão realizadas em vze”.

Manuel Pina, diretor-geral da plataforma em Portugal, referiu que “em Portugal a Uber tem liderado no percurso para uma mobilidade sustentável com iniciativas como o lançamento do Uber Green pela primeira vez no mundo, ou a limitação de veículos adicionais a combustão fóssil”.

O responsável acrescenta que, “como aplicação de mobilidade de referência a nível europeu, a Uber tem um papel importante a desempenhar na recuperação económica sustentável”.

Em 2016, Portugal foi o primeiro país a receber o produto Uber Green, com veículos 100% elétricos. Atualmente, este produto já se expandiu para 37 cidades e pretende crescer, até ao final de 2021, para 60 cidades.

Em Portugal, já foram realizadas, através do Uber Green mais de sete milhões de viagens 100% elétricas. A Uber estima, por isso, “que as viagens feitas por veículos elétricos através da aplicação já pouparam nove mil toneladas de emissões de dióxido de carbono, o que equivale a 37 mil viagens de avião entre Lisboa e Nova Iorque”.

Desde julho que a plataforma aceita em Portugal apenas veículos adicionais elétricos na sua plataforma, nas maiores cidades do país e nos seus principais produtos.

Parcerias

Para facilitar e tornar mais acessível a transição dos motoristas para veículos de zero emissões, a Uber realizou uma série de parcerias pioneiras por toda a Europa. Em Portugal, criou uma parceria com a LeasePlan, que “permite aos parceiros que usam a aplicação, terem acesso a veículos elétricos a preços mais acessíveis, através de um produto renting com todos os serviços incluídos”. Celebrou ainda uma pareceria com a Power Dot, “na qual os motoristas Uber têm acesso exclusivo a hubs de carregamento elétrico a preços competitivos”, tendo a startup disponibilizado seis hubs de energia, com 14 pontos de carregamentos por todo o país.