Estudo da Gymboree Play & Music incidiu sobre os desafios das escolas no início do ano escolar.
Um estudo levado a cabo pela marca de desenvolvimento infantil Gymboree Play & Music concluiu que 34,6% das escolas em Portugal estão a braços com baixas verbas para a concretização de programas lúdicos e pedagógicos.
O ano escolar começou este mês e os programas lúdicos são uma das grandes preocupações das escolas.
Ainda assim, o estudo, realizado a 160 elementos de estabelecimentos de ensino, refere de 77,3% das escolas consegue realizar atividades extracurriculares. Estas atividades são, para 83,3% dos inquiridos, um dos grandes fatores de diferenciação no que respeita ao desenvolvimento das crianças.
Entre os inquiridos, 78,8% refere que o ano letivo começou dentro da normalidade, estando os principais desafios (48,5%) relacionados com a gestão de hábitos diários das crianças, que são diferentes dos que se vivem em casa em período de férias.
Outro dos desafios levantados prende-se com a fraca colaboração dos pais nas atividades escolares (39,4%).