Home / Empresas / União Europeia cria Startup Nations Standard
União Europeia cria Startup Nations Standard
Programa vai apoiar o desenvolvimento de startups e a aceleração económica (Foto: Pixabay)

União Europeia cria Startup Nations Standard

Líderes europeus criam proposta Startup Nations Standard para cumprir um manual de boas práticas de excelência para a criação e desenvolvimento de novas empresas tecnológicas, com o objetivo de acelerar a recuperação económica.

O Startup Nations Standard irá apoiar o desenvolvimento de startups, contendo recomendações específicas ao nível de políticas públicas com vista a fomentar o empreendedorismo a nível Europeu e tornar o continente num ecossistema mais competitivo, com Portugal e englobar-se neste programa como um dos países com mais iniciativas e recomendações no documento.

O programa visa que os Estados-membros possam cumprir oito pontos essenciais nas suas políticas públicas, entre os quais a simplificação do processo de criação de empresa, estratégias para atrair e reter talento, diminuição de burocracias em relação à inovação, experimentação e transferência de tecnologia, acesso facilitado a financiamento, inclusão social e diversificação, bem como dar prioridade à digitalização.

Simon Schaefer, presidente da Startup Portugal, afirma que este programa é muito importante, ao nível da política pública, para as startups e empresas tecnológicas, garantindo que “algumas das iniciativas implementadas em Portugal ao longo dos últimos anos vão finalmente começar a ser adotadas por toda a Europa”.

Assim, o Startup Nations Standard irá contribuir para uma aceleração da recuperação económica num período pós-pandémico, aumentando a competitividade europeia para patamares idênticos aos dos principais mercados da América do Norte e Ásia.

A consultora McKinsey realizou um estudo recente que aponta para que cerca de 36% das startups mundiais se encontrem sediadas na Europa, sendo que o continente apenas serve de base para 14% das empresas avaliadas em pelo menos mil milhões de dólares (unicórnios).

A Comissão Europeia vai ainda criar a Startup Nations Alliance, uma task-force sediada em Portugal com o objetivo de implementar e reportar o progresso dos países membros deste programa no cumprimento das recomendações e práticas de excelência na área do empreendedorismo.