Home / Internacional / ÁFRICA / UNIO: a app que vai conectar as empresas de Viseu e de África
UNIO app aplicação telemóvel
A UNIO tem como objetivo "juntar vontades e facilitar negócios" (Foto: Unsplash)

UNIO: a app que vai conectar as empresas de Viseu e de África

A app UNIO, de “matchmaking empresarial”, é uma iniciativa da Embaixada de Portugal no Senegal, tem como objetivo “juntar vontades e facilitar negócios”. A app já tinha sido anunciada por Vítor Sereno, Embaixador de Portugal em Dacar, numa sessão no âmbito do Fórum Viseu 2030 – 99 Ideias para o Futuro.

A UNIO é uma aplicação desenvolvida pela Embaixada de Portugal no Senegal e pretende conectar empresas em Viseu e no continente africano. Tem como função agilizar negócios, trocar experiências e contactos, aproximar pessoas, encontrar empregos e, “a partir daí potenciar parcerias de negócios”, sem nunca colocar de lado a sua missão de servir como “ponte digital” entre os dois continentes.

A aplicação já tinha sido anunciada em novembro do ano passado, pelo Embaixador de Portugal em Dacar, Vítor Sereno, no workshop “Coesão territorial, recuperação económica e atração de investimento”, a propósito do Fórum Viseu 2030 – 99 Ideias para o Futuro, que se trata de “um movimento de reflexão e debate cívico promovido pelo Município de Viseu”, como se pode ler na nota de imprensa da câmara municipal.

Na altura em que a UNIO foi apresentada, durante uma sessão dedicada à área económica, foi lançado o desafio às empresas viseenses para potenciarem a relação entre a região e o Senegal por via desta ferramenta. Para as empresas estarem incluídas nesta iniciativa têm que se inscrever na aplicação e inserir os dados necessários. De seguida, estas organizações serão postas em contacto com outras semelhantes e, “caso exista um match entre empresas, os responsáveis podem depois, através de uma sala de chat, conversar, trocar contactos e experiências”.

Relativamente aos parceiros, a UNIO “será apresentada às empresas através da base de dados da AICEP” e a Câmara de Comércio Portugal – Senegal, que serão colaboradores chave. Para além disso, “a UNIO contará também com uma Bolsa de Emprego Lusófono, que vai permitir a apresentação de candidaturas de emprego a empresas nacionais ou senegalesas que dominem o português”.

No que concerne ao projeto Viseu 2030, este tem como objetivo “promover a participação cívica da comunidade no planeamento estratégico de Viseu; debater um novo ciclo de políticas de promoção de qualidade de vida”, para além de “definir propostas e ideias relevantes para apresentação no Portugal 2030”, e ainda “projetar e reinterpretar o papel de Viseu enquanto cidade-região, nos planos económico, social, ambiental e cultural”.