Por: Ana Vieira
Já arrancou a Academia CEO Future Ready for Global Business, fruto da colaboração entre a Católica International Business Platform da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP).
A Academia CEO incide sobre “o impacto que a internacionalização pode ter no desenvolvimento das empresas e no crescimento da economia nacional”, lê-se numa nota de comunicação.
A apresentação oficial, realizada no dia 21 de setembro, contou com a presença de 80 líderes de empresas, instituições e academias.
Para serem membros-aderentes, as empresas e entidades relacionadas com a Internacionalização, deverão frequentar cinco dias de formação.
“O objetivo passa por para alinhar expetativas em torno de um propósito comum – acelerar a internacionalização sustentável das empresas portuguesas com elevado potencial de crescimento”, refere a mesma nota.
João Pedro Guimarães, secretário-geral da CCIP, considerou que esta “iniciativa vem colmatar uma lacuna na formação C-Level e aporta mais-valias únicas para o ecossistema de internacionalização – a reconhecida experiência da CATÓLICA-LISBON na formação de executivos, a experiência da CCIP enquanto especialista em internacionalização, e o carácter inovador da Católica International na produção de conhecimento em parceria com as empresas”.
Já Miguel Athayde Marques, vice-reitor da Universidade Católica e cofundador da Católica International Business Platform, aponta o potencial da internacionalização criando “mais valor económico para Portugal e para as empresas”, salientando, contudo, a intenção de não tornar o nosso país numa “fábrica da Europa”.