Home / Empresas / Ambiente / Universidade de Coimbra entre as mais sustentáveis no mundo
Universidade de Coimbra sustentável
Universidade de Coimbra entre as mais sustentáveis do mundo (Foto: Pixabay)

Universidade de Coimbra entre as mais sustentáveis no mundo

Segundo o The Times Higher Education Impact Rankings 2021, a Universidade de Coimbra ocupa o 21º lugar na classificação mundial que mede as respostas das instituições de ensino superior face às metas de desenvolvimento sustentável desenvolvidas pelas Nações Unidas.

De acordo com os dados divulgados a 21 de abril, a terceira edição do The Times Higher Education Impact Raking 2021, a Universidade de Coimbra é a instituição de ensino superior mais sustentável em Portugal e a 21ª a nível mundial.

A Universidade adota medidas estratégicas de gestão sustentável e de responsabilidade social de modo a corresponder aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda de 2030 das Nações Unidas (ODS). Prova disso são ações para combater o desperdício alimentar, a disponibilização de cabazes alimentares e a existência de refeições sociais, que estão inseridas no projeto ODS 2 – Erradicar a Fome.

O reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, diz que “estes resultados são um motivo de orgulho e de incentivo, mas são tão encorajadores quanto desafiantes porque há muito mais caminho por percorrer do que aquele que já foi trilhado”. O reitor salienta ainda a importância de “criar consciência social, dar o exemplo e congregar esforços fundamentais para que os objetivos coletivos sejam atingidos, envolvendo estudantes, para quem o amanhã irá ser o mundo em que terão de viver”.

Este compromisso de sustentabilidade está enquadrado com o Plano Estratégico 2019-2023 da Universidade de Coimbra. Valores sociais, ambientais, inclusão, igualdade e de cidadania são alguns dos guias pelos quais a Universidade se rege e pretende desenvolver o seu trabalho.

Evidencia-se ainda o cumprimento do ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruras. A Universidade de Coimbra ocupa, neste âmbito, a 13ª posição a nível mundial. “Para este resultado, foi fundamental o número de spin-offs criadas (121), o número de patentes ativas (304) e o trabalho desenvolvido pelo Instituto Pedro Nunes”, segundo a nota da Universidade.

Para o estudo do The Times Higher Education Impact Rankings é necessário analisar a forma como as instituições de ensino superior contribuem para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável desenvolvidos pelas Nações Unidas. Assim, a investigação, o ensino e a gestão das instituições constituem o instrumento mundial capaz de avaliar a resposta ao compromisso da garantia de sustentabilidade.