Home / Empresas / Ambiente / Universidade de Coimbra integra consórcio europeu para desenvolver materiais recicláveis 
Rui Fausto univ coimbra materiais recicláveis
Rui Fausto coordena projeto em Portugal (Foto: Divulgação)

Universidade de Coimbra integra consórcio europeu para desenvolver materiais recicláveis 

O projeto científico europeu ReMade@ARI acaba de ser lançado. O Centro de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) é um dos principais parceiros deste projeto, que visa desenvolver materiais recicláveis diferenciadores.  

Além da Universidade de Coimbra, outras 40 entidades formam este consórcio europeu, que é financiado pela União Europeia (UE), com um orçamento global de 13,8 milhões de euros, liderado pelo centro alemão Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf (HZDR).    

O ReMade@ARI pretende desenvolver novos materiais recicláveis para todos os setores e áreas de investigação em prol de uma economia circular. De acordo com Stefan Facsko, coordenador científico do projeto, são “fornecidos aos cientistas que estão a trabalhar em projetos de desenvolvimento de novos materiais recicláveis ferramentas analíticas que lhes permitem explorar as propriedades e a estrutura dos seus materiais ao mínimo detalhe, incluindo resolução atómica”. 

O consórcio destaca que está disponível para qualquer cientista que trabalhe com materiais sustentáveis, enfatizando que os cientistas que ainda não tenham explorado a sua infraestrutura de investigação terão direito a uma atenção especial por parte do consórcio. 

Rui Fausto, coordenador do projeto em Portugal e professor catedrático no departamento de química da FCTUC, afirma que “as infraestruturas de pesquisa mais adequadas para medir essas propriedades serão identificadas entre o conjunto de instalações únicas da Europa que integram o consórcio”.