A vacina da BioNTech-Pfizer contra a Covid-19 foi aprovada para os 27 países da União Europeia. No entanto, a utilização de máscara continua a ser necessária.
Foi aprovado, pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) o uso de emergência da primeira vacina contra a Covid-19. Falta apenas a luz verde por parte da Comissão Europeia, que deve chegar ainda nesta segunda-feira, para que se comece o processo de imunização dos grupos populacionais prioritários, provavelmente a partir de 27 de dezembro. No entanto, a utilização de máscaras, de álcool gel e do distanciamento deverá continuar.
Segundo o jornal Público, “quando se diz que a vacina da BioNtech-Pfizer tem 95% de eficácia – e que a da Moderna, sobre a qual a EMA deverá decidir a 6 de Janeiro, é 94,5% eficaz – estamos apenas a referir-nos à capacidade que tem para evitar a forma grave da covid-19”.
No entanto falta ainda saber se as pessoas infetadas, quando vacinadas, podem infetar outros, razão pela qual as recomendações se mantêm.
A agência divulgou a sua apreciação da vacina numa conferência de imprensa transmitida online, depois da reunião do regulador ter ocorrido esta manhã, na sequência da sua antecipação depois de estar inicialmente agendada para 29 de dezembro.