Home / Empresas / Ambiente / Vencedores do Blue Bio Value juntam-se por oceano mais saudável
coral
As equipas vencedoras terão mentoria da Bluebio Alliance e da BGI, de forma a tornarem estas ideias em negócios reais de sucesso (Foto: Unsplash)

Vencedores do Blue Bio Value juntam-se por oceano mais saudável

A Fundação Oceano Azul e a Fundação Calouste Gulbenkian juntaram-se numa parceria com a NOVA SBE e a Porto Business School em prol de um oceano mais saudável e produtivo, criando o Blue Bio Value Ideação, um programa promovido pela BGI e apoiado cientificamente pela Bluebio Alliance.

12 equipas foram formadas com a intenção de desenvolverem ideias inovadoras para a área da bioeconomia azul. Na região de Lisboa, das 6 equipas formadas, três ideias surgiram: a criação de uma prancha de surf, utilizando apenas materiais sustentáveis, pela autoria da equipa SHIFT; um líquido de inteligência artificial com o objetivo de avaliar nutrientes, qualidade da água e biomassa em produções de aquacultura, realizado pela equipa TUNLI; e, finalmente, um queijo de origem vegetal produzido a partir de algas, abundante em vitaminas, proteínas e ácidos gordos ómega-3, executado pela equipa 7SEAS. Os participantes responderam a um reverse pitch da Seaculture e da Delta Cafés, que lhes propôs encontrarem soluções sustentáveis no setor da aquacultura e dos biomateriais.

Já no Porto, de entre as seis equipas, destacam-se três projetos: a manufaturação de um filtro biomaterial, por meio de resíduos de caranguejo, realizado pela equipa BlueCycle; a fabricação de compostos anti-incrustantes sem o uso de metais pesados, proposta pela equipa ROS; e por fim, um sensor de carbono de forma automática, feito pela equipa GRUE. Desta vez, os participantes responderam a reverse pitches da Soja de Portugal e Sonae, para encontrarem soluções sustentáveis para as rações e para atuais tipos de comida que contenham mecanismos de controlo de qualidade e rastreabilidade.

Conhecidos os projetos das equipas vencedoras, fica apenas a faltar conhecer quem está por detrás delas. Os participantes são das mais diversas instituições académicas, como a Universidade de Aveiro, ICBAS, FCUP, IS, FCUL, NOVA SBE, NOVA FCT e a Universidade Católica Portuguesa, que se juntam para fazer florescer novas ideias para negócios conscientes e sustentáveis.

As equipas vencedoras terão mentoria da Bluebio Alliance e da BGI, de forma a tornarem estas ideias em negócios reais de sucesso.