Home / MERCADO / Economia / Vendas de produtos alimentares para hotelaria cresceram 16% em 2021
vendas
Vendas de produtos alimentares para hotelaria cresceram 16% em 2021 (Foto: Unsplash)

Vendas de produtos alimentares para hotelaria cresceram 16% em 2021

O volume de negócios dos grossistas de produtos alimentares para hotelaria (canal Horeca) em Portugal registou um crescimento de 15,8% em 2021, para os 1100 milhões de euros, segundo o estudo da Informa D&B sobre este setor, avança a consultora num comunicado enviado às redações.

Está previsto que em 2022 haja um crescimento de 14%, devido à recuperação do consumo, da atividade turística e da hotelaria.

Os valores apresentados em 2021 são consequência de um 2020 afetado pela pandemia da Covid-19. De acordo com o comunicado, o valor deste mercado tinha caído 29% e, entre as 37 das principais empresas do setor, 26 registaram quedas nas suas receitas.

Em 2020, 9109 empresas estavam a operar no setor português de grossistas de alimentação, tendo sido registado um crescimento de 1,3% em relação a 2019. Aproximadamente 25% das empresas grossistas focam a sua atividade na distribuição de frutas e produtos hortícolas e também nas distribuidoras de bebidas, que representam um total de 17%, adianta o comunicado.

Este setor é caracterizado pelo seu elevado grau de autorização (aproximadamente 90% dos operadores conta com menos de 10 empregados). Muitas empresas são familiares e atuam regionalmente. A zona Norte representa 30% do total. Já a zona Centro e a de Lisboa integravam aproximadamente 26% e 24% dos operadores, respetivamente.