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Apesar de julho ter mantido a tendência, agosto apresenta sinais de uma retoma promissora para quase todos os negócios do setor digital (Foto: Unsplash)

Vendas e-commerce caem 25% com a reabertura da economia

De acordo com o estudo da fintech portuguesa euPago, especializada em serviços de pagamento, a reabertura da economia no início de abril colocou um travão nas vendas e-commerce. A euPago assegura que as vendas online no mercado português caíram em 25% em junho, em comparação com o mês de março deste ano.

Esta queda acentuada poderá ser explicada pelo fim de muitas medidas restritivas da liberdade de circulação e pela abertura das lojas físicas, que permitiram que os portugueses retomassem alguns dos seus hábitos de consumo tradicionais.

Esta análise resulta de uma amostra de 200 clientes de diferentes áreas de negócio e-commerce e Telmo Santos, CEO da empresa de pagamentos digitais, garante que o cenário “é geral”.

Esta descida abrupta do volume de negócios refletiu-se em todos os meios de pagamento, inclusive no multibanco e no MB Way, que representam cerca de 85% do volume de transações desses clientes. Contudo, o MB Way, apesar de ter registado uma quebra de 13% no número de transações entre março e junho deste ano, continua a ser o meio de pagamento que mais cresce em Portugal (cerca de 10% por mês), refere o comunicado.

Agosto apresenta sinais de uma retoma promissora para quase todos os negócios do setor digital, pois tendo em conta os dados verificados nos primeiros dias do mês, é expectável que o volume de faturação destes clientes, referenciados na amostra, ascenda aos 40 milhões de euros (mais 8 milhões do que em junho) e o número de transações aumente cerca de 40%.

Num ano típico, setembro atinge um crescimento de 10% relativamente a agosto, impulsionado pelo fim das férias e pelo regresso às aulas. Se se confirmar este comportamento, os comerciantes vão faturar 50% mais do que em junho, um crescimento significativo em apenas três meses.