Home / MERCADO / Economia / Vinho Dona Fátima no top 10 da Bloomberg em 2021
Vinho português dona fátima
Dona Fátima no top 10 da Bloomberg 2021 (Foto: Pexels)

Vinho Dona Fátima no top 10 da Bloomberg em 2021

Dona Fátima, o vinho português da produtora Manzwine, foi eleito um dos 10 melhores vinhos do mundo pelo jornalista e crítico de vinhos Elin McCoy, da Bloomberg.

O crítico declara: “A minha descoberta do ano é este branco único, o único vinho no mundo feito inteiramente a partir da rara uva portuguesa Jampal. Fiquei cativado pelo sabor e pela história do resgate da uva em quase extinção por um jogador de futebol brasileiro famoso, André Manz. Ele comprou uma pequena vinha a norte de Lisboa e recrutou especialistas para determinar o que eram as uvas. A casta Jampal, com aromas perfumados e o travo de frutas cítricas, terra e plantas verdes frescas, é como uma combinação de chardonnay, semillon e sauvignon blanc – longo e elegante. É quase impossível encontrar agora, mas mais virá em 2022”.

O vinho Dona Fátima é produzido no concelho de Mafra, em Cheleiros, unicamente com a casta de Jampal, uma qualidade de uva branca rara e que esteve em vias de se extinguir, mas que tem sido recuperada por André Manz, produtor da Manzwine, revela o mesmo em comunicado. Este vinho, acrescenta o documento, transporta os seus sabores para a época em que Cheleiros era conhecida pela qualidade das suas vinhas e pomares e pelo seu microclima singular.

Um vinho premiado internacionalmente

Em 2010, o vinho Dona Fátima foi eleito um dos 50 melhores vinhos, por Julia Harding, critica de vinhos da Grã-Bretanha. Comparou, ainda, o Dona Fátima a um “delicado Gewürz”, um vinho feito com uma uva apimentada do Tramin, cidade do norte da Itália que fala alemão, afirmando que o sabor lhe remete para um “Chenin do Loire”, um vinho com uvas produzidas em Chenin Blanc, uma região húngara.

A jornalista e crítica de vinhos Maria João Almeida lançou, no passado novembro, um livro sobre vinhos, 100 grandes vinhos de Portugal, onde incluiu o Dona Fátima e a revista norte-americana especializada em vinhos Wine Enthusiast classificou o vinho Dona Fátima com 92 em 100 pontos.

Uma outra classificação que o Dona Fátima recebeu foi a de Cameron Douglas, master sommelier (profissional especializado em conhecer vinhos), com 93 em 100 pontos. Já a Gilmours, maior fornecedor de alimentos e bebidas na Nova Zelândia, colocou este vinho no seu top 20, com medalha de ouro.

A produção da casta Jampal foi destacada num dos artigos de Liz Tach, escritora sobre vinhos, para a revista Forbes, e por Elie Douglas, editora digital, que escreve para a Decanter, uma revista de vinhos inglesa.