Por: Mafalda Marques
Reconhecidos como um dos tipos de alojamento mais antigos do mundo, os ryokan são, desde sempre, associados à hospitalidade dos seus proprietários. Conheça este conceito vindo diretamente do Japão para… Viseu.
Nestas históricas hospedarias, onde noutros tempos se alojaram samurais, comerciantes e nobres, o acolhimento dos seus hóspedes é bem tradicional. Ao chegar a um ryokan, as diferenças relativamente às unidades hoteleiras ocidentais são notórias. Os hóspedes são convidados a usar um par de chinelos para circular nas áreas comuns da unidade, por exemplo. Nos quartos, nada é deixado ao acaso e o ambiente nipónico de lazer e descontração é garantido através de comodidades como o chão em tatami ou os confortáveis futon (tipo de colchão usado na cama japonesa).
Ao dispor dos hóspedes existe também um yukata, a tradicional indumentária japonesa que se assemelha a um kimono, e que pode usar durante a estadia, não só no interior dos quartos, mas também nas áreas comuns da unidade, como o SPA e jardim. Inspirado nos tradicionais onsen (banhos termais japoneses), no SPA do Viseu Ryokan poderá encontrar uma sauna, hidromassagem e serviço de massagens. O ambiente calmo e relaxante promete ser um refúgio da azáfama do dia a dia.
Naquele que é o primeiro ryokan em Portugal e um dos primeiros do mundo fora do Japão, encontrará um perfeito equilíbrio entre a cultura e costumes nipónicos e a nossa própria história. Ganhando forma num prédio com mais de 300 anos, localizado no centro histórico de Viseu, o Viseu Ryokan ambiciona ser uma perfeita simbiose de tradições e, por isso, optaram por se manterem fiéis às linhas arquitetónicas desta casa centenária e manter visíveis as antigas paredes de pedra e vigas de madeira centenárias, onde se acumulam histórias sem fim e que, agora, ganham uma nova vida.
Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui