Home / MERCADO / Economia / Vistos Gold geram investimento de 2,2 mil milhões de euros
lisbon-1079629_640 vistos gold
APEMIP assegura que Vistos Gold já geraram um investimento total de mais de 2.2 milhões de euros

Vistos Gold geram investimento de 2,2 mil milhões de euros

Até final de julho foram concedidas 3.715 Autorizações de Residência para Investimento (ARI), das quais 3,509 por via de aquisição de imóveis, segundo a APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, num investimento total de mais de 2,2 mil milhões de euros.

No entanto, a APEMIP alerta para o facto de o número de vistos concedidos em julho, 106, representar um decréscimo de 51 vistos face ao mês anterior, em que se registou um total de 157 vistos atribuídos.

Para o presidente da APEMIP, Luís Lima, estes números representam “uma ligeira desaceleração na atribuição de vistos que é natural, motivada também pelo período de férias sendo expectável que este número comece a estabilizar e a não representar grandes oscilações”.

“O importante é que este programa continue a funcionar corretamente, garantindo a sua sustentabilidade e passando a imagem de que o imobiliário português é efetivamente um investimento seguro e credível para quem procura oportunidades e alternativas de investimento”.

Nas contas da APEMIP, em termos de investimento total, desde a sua criação, os Vistos Gold já trouxeram para o país cerca de 2,2 mil milhões de euros, “sendo que a aquisição de bens imóveis supera já os 2 mil milhões de euros o que confirma a importância deste Regime na captação de investimento para Portugal”.

Quanto aos pedidos e vistos concedidos ao abrigo deste programa, os chineses mantêm-se no topo da lista dos cidadãos que mais investem, com um total de 2790 vistos concedidos, seguindo-se o Brasil com 188, a Rússia com 132, a África do Sul com 117 e o Líbano com 58.