Home / Empresas / Volkswagen Digital Solutions aposta em novo programa para retenção de talento
Volkswagen Digital Solutions
A iniciativa de “Internal Mobility” foi desenvolvida para aumentar os níveis de satisfação dos colaboradores (Fonte: Divulgação)

Volkswagen Digital Solutions aposta em novo programa para retenção de talento

Por: Djeisibel Lopes

A Volkswagen Digital Solutions (VWDS), um hub tecnológico do Grupo Volkswagen, aposta na mobilidade interna para assegurar a agilidade da jornada dos seus colaboradores.

Uma das principais razões para a retenção de talento da VWDS, para além do fator financeiro, é a realização pessoal e o aumento dos níveis de satisfação dos colaboradores.

Neste sentido, a VWDS desenvolveu a iniciativa de “Internal Mobility” para que os colaboradores possam ter um percurso profissional desafiante e para que mantenham o interesse em participar da empresa.

A equipa de Recursos Humanos da empresa dedica-se sobretudo a ações de Upskilling e Reskilling , no sentido de auxiliar os colaboradores a encontrarem novas oportunidades de carreira na empresa quando este sentir que a sua jornada pode estar a chegar ao fim, de forma a reter os talentos e a combater a tendência de saturação no mercado tecnológico.

Um processo de recrutamento é muito exigente para uma empresa e uma saída de um elemento também impacta verdadeiramente as equipas, pois não podemos esquecer que uma cultura de casa vive de um propósito corporativo mas, acima de tudo, de relações”, conta Patrícia Rijo, human resources business partner na VWDS.

A responsável garante ser fundamental aumentar a curva de aprendizagem e de evolução de carreira de forma vertical, mas também no sentido transversal e horizontal, através da aposta numa procura ativa interna do cargo certo para a pessoa certa.

De acordo com Patrícia Rijo, as pessoas que saem da Volkswagen Digital Solutions não estão descontentes com a empresa ou com a sua cultura e que, para quem pondera sair porque procura uma função diferente, a procura interna poderá ser sempre a primeira opção.

Pode ser colmatado internamente se dermos hipótese às pessoas de expressarem esta necessidade. Assim, criámos o programa de Internal Mobility, proporcionando que o colaborador, em vez de ‘despir a camisola’, mude apenas de cor”, conclui.