Os colaboradores da Indra, empresa de tecnologia e consultoria, estão a desenvolver, em âmbito de voluntariado, uma plataforma educativa para crianças com deficiência neurológica, que procura atenuar o fosso educativo que resultou da atual pandemia de Covid-19.
Dada a falta de soluções online que cubram as necessidades das crianças com estas deficiências e que permitam continuar a evolução da sua aprendizagem diária, os voluntários da Indra encontram-se a trabalhar em parceria com uma instituição sem fins lucrativos, de forma a desenharem e a desenvolverem uma plataforma educativa.
A plataforma a ser desenvolvida deverá permitir que as crianças adquiram habilidades como ler, escrever, somar, subtrair ou multiplicar. Simultaneamente, terão um aumento da sua autoestima e um desenvolvimento e integração mais facilitados na sociedade.
Os alunos que sofrem destas deficiências intelectuais, sofreram particularmente com o confinamento, que levou ao fim das rotinas, do contato com os amigos e do acompanhamento guiado que tinham. Também as aulas presenciais foram substituídas pelas aulas virtuais, causando dificuldades às famílias destas crianças, que têm de conciliar a gestão da situação e as suas profissões, aliado à carência de recursos tecnológicos que podem facilitar a aprendizagem destes menores. Esta plataforma procura atenuar todas es
Esta iniciativa, que deverá começar a ser utilizada em setembro através de um projeto piloto que será implementado num colégio em Madrid, enquadra-se no Plano de Voluntariado da Indra, que tem como linhas de atuação a inclusão social e laboral, o impacto no planeta e o fomento de vocações Stem. A solução foi desenvolvida em colaboração com a Fundacion Querer, com a Escuela Universitaria de Diseno, Innovacion y Tecnologia e com a start-up Smartmind.