Home / Internacional / EUROPA / Portugal englobado no projeto Wipo Green
União Europeia Projeto Wipo Green
Adesão surge no contexto da presidência portuguesa da Comissão Europeia (Foto: Pixabay)

Portugal englobado no projeto Wipo Green

O projeto digital Wipo Green, plataforma desenvolvida pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, vai promover o intercâmbio entre empresas do setor tecnológico e parceiros que queiram licenciar, distribuir ou comercializar uma tecnologia sustentável. Adesão portuguesa surge no contexto da presidência do Conselho da União Europeia.

Criada em 2013, a plataforma consiste num banco de dados online que tem como objetivo apoiar a aceleração, o desenvolvimento e a difusão de tecnologias “verdes”, bem como dar um contributo no combate às alterações climáticas.

Portugal já aderiu ao projeto, com Francisca Van Dunem, ministra da justiça, a fazer este anúncio na abertura da conferência de alto nível sobre propriedade intelectual e transição digital, no contexto da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

Um dos objetivos presentes na presidência portuguesa passa por apoiar estes projetos, bem como dar-lhes as ferramentas de proteção dos direitos de propriedade industrial, o que é destacado por Thierry Breton. O comissário europeu para o mercado interno reitera o potencial do plano de ação referido, no sentido de que as PME usem “os bens não monetários identificáveis de uma forma mais estratégica e aumentem a sua competitividade”.

Neste sentido, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, mostra-se de acordo com este tipo de apostas de “criação de mais e melhor emprego através da inovação e do conhecimento”. Já a ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirma o compromisso de “contribuir para a construção de um caminho contínuo e equilibrado entre o desenvolvimento tecnológico e novas formas de construir cultura”.

Esta conferência online, na qual Portugal aderiu ao Wipo Green, foi realizada no contexto da presidência portuguesa no Conselho da UE, tendo sido organizada pelo Ministério da Justiça e pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual. O tema da conferência foi “A Metamorfose da Propriedade Intelectual na Era da Transição Digital”, com esta inserida no programa Horizonte Europa, apresentado pela Comissão Europeia no passado dia 2 de fevereiro, no qual pretende apoiar a investigação e inovação na UE até 2027.