Por: Mariana Barros Cardoso
Volume de negócios nos serviços teve uma redução de 37,4% no mês de abril, mas também os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas apresentaram variações negativas, e homólogas, de 6,4% para emprego, 10,7% remunerações e 27,2% de horas trabalhadas.
O índice que corresponde ao volume de negócios nos serviços sofreu uma queda de 37,4% em abril seguindo assim a diminuição registada em março, numa percentagem de 16,6%. Os dados publicados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística – esta sexta-feira, são compostos pelos índices de volume de negócio, emprego, remunerações e horas trabalhadas nos serviços.
Embora os dados não ajustados de sazonalidade e de efeitos de calendário apresentem uma variação homóloga ligeiramente maior em abril, todas as secções registaram variações negativas e destas destacam-se o comércio e reparação de veículos e motociclos com uma taxa de variação homóloga de 32,2% em comparação com -13,8% em março.
De todos os setores, o alojamento, restauração e similares tem, para o contributo do resultado agregado, o segundo valor mais negativo, de -82,9%, comparando com os 49,1% de março. Os transportes e armazenagem têm uma variação de -46,1% em abril, comparando com os -16,7% de março que se traduz com -6,3% para a variação do índice total.