Home / MERCADO / Economia / 90% das empresas de informação e comunicação são microempresas

90% das empresas de informação e comunicação são microempresas

Segundo os dados revelados pelo Banco de Portugal, em 2015 o setor das atividades de informação e comunicação representavam 3% das empresas, 4% do volume de negócios e 3% de emprego em Portugal, sendo dominado em 90% por microempresas.

Segundo o relatório “Análise do Setor das Atividades de Informação e Comunicação” do BdP, que tem por objetivo avaliar a situação económica e financeira da atividade em entre 2011 e 2016, no ano passado existiam 11 mil empresas no setor cuja a relevância se manteve “relativamente inalterada” face a 2011.

Entre 2011 e 2015 o número de empresas que iniciou atividade no setor foi superior ao número de encerramentos, o que se traduziu num aumento de 18% em comparação com 2011 no número de empresas em atividade.

As tecnologias de informação representam cerca de 62% das empresas no setor e as telecomunicações 6%, sendo, no entanto, responsáveis pela maior parte do volume de negócios.

Dos segmentos de atividade que compõem o setor das atividades de informação e comunicação, as tecnologias de informação destacam-se ao representarem 62% das empresas e 56% do número de pessoas ao serviço. No entanto, “as telecomunicações” representavam 6% das empresas, detinham a maior parcela em termos de volume de negócio com 4%.

Segundo o BdP, apesar de 90% das empresas do setor serem microempresas, os 0,5% de grandes unidades agregavam 63% do volume de negócios e 41% do número de pessoas ao serviço do setor. Já as pequenas e médias empresas representavam 9% do número de empresas, 29% do volume de negócios e 39% do número de pessoas ao serviço do setor.