O BPI e o Banco Europeu de Investimento (BEI) firmaram um acordo com vista ao financiamento da inovação nas empresas em Portugal.
Em comunicado, as entidades referem que o BEI concedeu ao BPI uma garantia para cobrir parcialmente o risco de crédito de uma carteira de 300 milhões de euros para projetos de inovação de empresas portuguesas.
“O acordo é apoiado pelo instrumento financeiro InnovFin MidCap Guarantee integrado no Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia. O objetivo desta iniciativa é facilitar o acesso de empresas inovadoras ao financiamento, disponibilizando uma garantia financeira parcial aos intermediários financeiros parceiros do BEI”, refere o comunicado.
O BEI estima, adianta o comunicado, que “cerca de 80% dos investimentos financiados serão concretizados em regiões de coesão em Portugal”.
Em 2016, o BEI disponibilizou 33.600 milhões de euros para negócios de pequena e média dimensão, chegando a 300 mil empresas em toda a União Europeia.
No caso específico português, o BEI celebrou acordos no valor de 1.780 milhões de euros, incluindo 1.196 milhões de euros para apoia direto a mais de 8200 PME e mid-caps portuguesas.