Por: Edgar Campos, country manager da Unono Portugal
A vontade de fazer mais e melhor (empreender), sempre fez e esteve presente em todo o meu processo de crescimento e formação enquanto ser humano. Sou natural de Fronteira, uma pequena vila do distrito de Portalegre e desde muito jovem que acompanhei e auxiliei o meu pai com a criação de pequenos negócios locais. O facto de o ver fazer acontecer, despertou desde sempre em mim essa vontade criar o meu projeto, hoje em dia empreender.
Após terminar a minha formação no ano de 2012 e no meio de toda a grave recessão económica a nível europeu, as minhas pretensões passavam por fixar-me em Lisboa ou rumar à Capital Espanhola (onde realizei Erasmus). Nessa fase, convidei um amigo para criarmos uma startup de recrutamento e seleção de jovens. Mas, por receio e falta de experiência de ambas as partes, acabámos por abdicar desse projecto.
Foi aí que percebi que para ser um empreendedor não basta apenas ter uma boa ideia ou perceber uma necessidade para transformá-la numa empresa, sem que antes se tenha compreendido e estudado a realidade onde essa ideia será implementada. Conhecer o que se quer (ter um plano) é o primeiro passo de um longo caminho de um empreendedor. Para além da vontade e criatividade, o empreendedor precisa de correr riscos, de confiar na própria capacidade de tomar decisões e na sua equipa, ter iniciativa e persistência. Enquanto empreendedores não podemos nunca desistir logo no primeiro não. É preciso inovar, é preciso fazer mais e melhor.
Leia o artigo na íntegra na 7.ª edição da PME Magazine.