A InnoEnergy, o maior motor da inovação em energia sustentável da Europa, lançou a sua segunda convocatória anual Ibérica para start-ups. A aceleradora está a oferecer investimento e apoio empresarial, no valor de 500.000€, aos melhores empreendedores e PME’s no sector da energia limpa.
Na convocatória de 2017, a InnoEnergy investiu mais de 1 milhão de euros em 8 start-ups do sector solar, gestão energética, captura de CO2, produção de energia a partir de resíduos e armazenamento de energia. Os candidatos selecionados incluem a FlexiDAO, uma plataforma que revela o potencial de procura-oferta energética em pequena escala, como o carregamento de veículos elétricos, utilizando o blockchain, e a Ingelia, uma empresa cuja tecnologia produz hidrochar a partir de diferentes fontes de resíduos orgânicos.
O investimento é realizado através dos dois programas de aceleração da InnoEnergy: Highway e Boostway. O Highway apoia start-ups embrionárias na sua fase de entrada no mercado e o Boostway apoia PME’s em fase de crescimento através da sua internacionalização e escalabilidade de negócio.
Simone Accornero, CEO da FlexiDAO afirma,
“Candidatámo-nos ao investimento da InnoEnergy não só pelo capital, mas também pelo seu apoio estratégico de negócio. A sua rede de contactos, em conjunto com a sua mentoria, é imprescindível na procura dos parceiros certos e no apoio à aceleração do crescimento do negócio. Este, é só o início da nossa parceria com a InnoEnergy, já estamos a preparar os próximos passos juntos.”
Os candidatos selecionados obtêm também acesso a uma rede de mais de 350 parceiros e à comunidade europeia de Venture Capitals da InnoEnergy; aconselhamento e mentoria; e ainda participação destacada em eventos de energia europeus, incluindo o The Business Booster – evento anual de networking da InnoEnergy, no qual empresas de toda a cadeia de valor da energia estão presentes e conhecem as últimas inovações.
Josep-Miquel Torregrosa, Business Creation Officer na InnoEnergy, comenta:
“O nosso objetivo é criar parcerias com empreendedores e negócios inovadores a longo-prazo, de modo a conseguirmos alcançar mais rapidamente um futuro com baixas emissões de dióxido de carbono. E, em troca, oferecemos-lhes mais do que simples investimento, disponibilizamos acesso à nossa rede única de suporte empresarial. Procuramos start-ups que queiram esse apoio para que o futuro da energia sustentável aconteça hoje!”
A convocatória para start-ups está aberta até dia 24 de junho e está disponível para empresas a trabalhar numa das oito áreas temáticas da InnoEnergy: Energias renováveis, armanezamente de energia, eficiência energética, energia a partir de compostos quimicos, redes elétricas inteligentes, cidades e edificios inteligentes, tecnologias limpas a carvão, energia nuclear sustentável e convergência com renováveis.