Estudo do IPAM feito antes do Euro revela que impacto de Portugal campeão europeu é de 609 milhões de euros.
Portugal sagrou-se campeão europeu, este domingo, ao derrotar a França com um golo de Éder já fora do tempo regulamentar (109 minutos). Uma nova página da história portuguesa a ser escrita e com um impacto sobre a economia portuguesa de 609 milhões de euros, diz um estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM).
Segundo o estudo, divulgado antes do início do Campeonato da Europa, a participação de Portugal na prova teria “resultados económicos muito fortes: cerca de 110 milhões durante a fase de estágio e 167 milhões pela participação nos três jogos da fase de grupos.
Caso Portugal não passasse a fase de grupos o retorno seria de 438 milhões de euros.
O estudo previa, ainda, que a participação de Portugal nos oitavos de final renderia 27 milhões de euros, o mesmo que nos quartos de final.
Entre as variantes tidas em conta estão a publicidade, a venda de merchandising e de jornais, as viagens de avião, as apostas online e os consumos na restauração e em casa.
Antes do início da prova, a UEFA contava gerar receitas de 500 milhões de euros durante o Euro 2016, quase o dobro do registado no Campeonato da Europa de 2012, 300 milhões de euros.