O Governo anunciou, esta segunda-feira, o lançamento do Balcão Único do Emprego, de forma a melhorar o relacionamento com cidadãos e empresas.
Em comunicado, o executivo refere que o objetivo do Balcão Único do Emprego é “tratar, de forma integrada, todas as questões relacionadas com o emprego e com a formação profissional”.
“Esta nova forma de contacto contribuirá para melhorar a eficiência e a qualidade do serviço prestado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)”, adianta o comunicado.
Entre as novas funcionalidades do novo portal, destaque para a pesquisa e inscrição em ofertas de formação profissional, ofertas de estágios, o sistema de notificações eletrónicas, e o requerimento do subsídio de desemprego, bem como a possibilidade de agendamento de atendimento presencial “nos diversos pontos de atendimento do IEFP no país”.
É, ainda, criado o Gestor+, uma nova figura que terá um técnico responsável pela intermediação com empresas com grandes volumes de contratação.
O portal funcionará, acrescenta o comunicado, “em articulação com a Agência para a Modernização Administrativa, com a introdução do iefponline em todos os Espaços do Cidadão”.