Por: Cíntia Costa e Pedro Rebordão, LISPOLIS
Em 2018, o posicionamento do LISPOLIS alterou-se de forma a estar alinhado com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido interna e externamente, com o papel de incubadora e de apoio ao empreendedorismo nacional e internacional a sobressair.
A mudança já havia começado há vários anos, mesmo antes do boom do empreendedorismo surgir em Portugal e, em especial, em Lisboa, por volta de 2011. O LISPOLIS sempre apoiara as empresas através do trabalho em rede e da cooperação entre empresas, que acreditamos ser o segredo para quem quer levar o seu negócio mais além.
Em 2017, foi dado o primeiro grande passo para o nosso novo posicionamento enquanto entidade de apoio na fase nascente das empresas, com uma aproximação ao mercado de startups através da criação de um concurso de ideias, o StartupIN Lisboa, e com a participação ativa na estratégia Startup Portugal, nomeadamente através dos programas Startup Voucher e Vale Incubação.
Contudo, foi em 2018 que consolidámos definitivamente esta nova postura do LISPOLIS, com o lançamento de um programa de aceleração focado no retalho online , o E-Commerce Experience.
O início de 2018 fica marcado pela organização de vários eventos sobre o tema RGPD e o seu impacto para as empresas, com o intuito de ajudar startups e PME a adaptarem-se. Realizámos, ainda, a segunda edição do concurso de ideias StartupIN Lisboa, que contou com uma enorme participação de pessoas que pretendiam transformar a sua ideia numa app.
Leia este artigo de opinião na íntegra na edição de janeiro da PME Magazine.