Quinta-feira, Maio 1, 2025
InícioEmpresasCasos de SucessoFutebol e psicologia na construção de equipas de sucesso

Futebol e psicologia na construção de equipas de sucesso

Por: Denisse Sousa

Helena Marujo e Jorge Sequeira falaram sobre como “Construir Equipas de Sucesso”, num seminário organizado pela Fundação AFID Diferença, em Lisboa.

Numa junção improvável, o futebol e a psicologia mostraram ferramentas sobre como construir equipas de sucesso dentro das empresas. Falando no seminário “Construir Equipas de Sucesso”, em Lisboa, promovido pela Fundação AFID Diferença, Jorge Sequeira mostrou como a vitória da Seleção portuguesa neste Euro 2016, mais principalmente o papel de Cristiano Ronaldo, pode ser vista como um exemplo de sucesso a aplicar dentro das empresas. Já Helena Marujo falou da importância da participação de todos os trabalhadores na vida das empresas.

O seminário decorreu no Auditório Montepio em Lisboa, onde cerca de 200 pessoas assistiram às palestras do orador motivacional e da docente especialista em psicologia positiva.

Futebol de alto nível é exemplo de liderança e sucesso

Jorge Sequeira, antigo candidato à Presidência da República, fez uma comparação inteligente entre o futebol e as empresas na sua comunicação sob o tema “Equipas Vencedoras”. Apresentou os 7 C’s : a comunicação, causa inspiradora, compromisso, comunhão de objetivos, cliente, coesão e confiança como elementos chave no sucesso das equipas.

Equipas de sucesso
Jorge Sequeira falou sobre os 7 C’s do trabalho nas empresas

Na sua intervenção, Jorge Sequeira usou o futebol como comparação por ser “fácil de se perceber”. Tal como nas melhores equipas de futebol, dentro das empresas, disse, “cada jogador tem o seu papel” e todos se complementam. Em aspetos de liderança considera Cristiano Ronaldo como o exemplo de um líder de sucesso.

“Apesar de muitas vezes o Cristiano ser visto como um vaidoso, que quer só o protagonismo para si próprio, os líderes poderiam inspirar-se nele no sentido da humildade que ele tem, de que servir um bem maior do que ele próprio, deixar um legado na história daquilo que é o sacrifício, empenho, resiliência, capacidade inspiradora, a forma de comunicar simples e direta, sem grandes rodeios.”

O motivational speaker acredita que o feedback é algo fundamental para as relações dentro das empresas, mas considera bom que essa reação seja dada em flagrante – “quando apanhamos a pessoa a fazer bem” – o que tem maior impacto para a pessoa e, de futuro, para a empresa.

“O bom feedback é quando apanhamos alguém a fazer algo bem feito. Isso é que faz as pessoas crescerem, ter uma melhoria continua. Eu quero é ter guidelines para fazer mais e melhor.”

Os bens relacionais como raiz do sucesso”

Antes, Helena Marujo explicou o que são os bens relacionais e como podem ser aplicados no dia-a-dia, sob o tema “Os bens relacionais como raiz do sucesso”.

Consideram-se bens relacionais aqueles cuja relação entre as pessoas constitui o bem em si mesmo. São consideradas relações recíprocas, genuínas, não instrumentais, igualitárias, dignas em que a identidade do outro e as motivações para a relação contam. Esta é hoje, segundo a oradora, uma das mais importantes tendências no estudo da felicidade e da qualidade.

Equipas de sucesso
Helena Marujo falou sobre o que faz os trabalhadores felizes

Em declarações à PME Magazine, Helena Marujo explica como podemos alinhar os bens relacionais e sociais às empresas, “dando espaço de participação às pessoas de modo a que possamos sentir que de facto somos um coletivo, um grupo.”

As remunerações dadas aos trabalhadores também podem ser vistas como bens relacionais, que dão aos trabalhadores o sentimento de que estão à vontade na empresa. A professora salienta também a importância de a identidade individual das pessoas “permitir que cada um possa ser quem é e não ter que ser um número”.

“Trazer essa identidade ao de cima e permitir que cada um identifique e trabalhe o que são as suas forças pessoais, os seus talentos e as suas capacidades, que às vezes são complementares aos de outros, e conseguir o formato de encaixe”, continuou.

Um seminário para promover a coesão e espírito de grupo nas empresas

Criado para profissionais de todos os setores, o seminário “Construir Equipas de Sucesso” tinha como objetivo principal promover o espírito de grupo nas equipas, de modo a aumentar os níveis de autoconfiança, motivação, fluidez na comunicação, superação pessoal e otimismo.

“A Fundação AFID Diferença, enquanto instituição que zela pelo bem-estar de todos os atores da nossa sociedade, lança a todos os profissionais o desafio de olharem para dentro e para as suas organizações e perceberem o que é preciso para ter uma equipa de sucesso, motivando-nos a nós próprios e tornando-nos mais felizes no nosso trabalho”, salienta Domingos Rosa, presidente da Fundação AFID Diferença.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category