É Dia de Mandela e Lisboa terá faixas para lembrar a importância de “construir pontes”.
A capital portuguesa associa-se, este dia 18 de julho, às celebrações do Dia de Mandela, com faixas em sete pontes emblemáticas de Lisboa.
A iniciativa “Pontes Mandela” estará presente nas pontes 25 de Abril, Vasco da Gama, no Aqueduto das Águas Livres, no viaduto Duarte Pacheco, e nas pontes pedonais do Bairro do Rego, na Rua Marquês da Fronteira e na Avenida Brasília.
Instituída pelas Nações Unidas para comemorar o dia do nascimento do líder sul-africano anti-apartheid, a comemoração do Dia Mundial Nelson Mandela este ano, em Portugal, visa lembrar que é preciso “construir pontes”.
Em todas as pontes haverá, ainda, cem jovens a entregar postais de apelo ao consenso. A ideia é que quem recebe o postal o entregue a alguém.
A iniciativa celebra ainda o fim de mais um ciclo do projeto Academia Ubuntu, que vai já na terceira edição. Este é um projeto de educação não formal que pretende cativar a liderança de jovens vindos de contextos vulneráveis.
O projeto é financiado pela Fundação Gulbenkian e os 80 jovens que terminam este ciclo de formação receberão esta segunda-feira o seu diploma.
“O mundo vive momentos de dificuldade– com o Brexit ou a crise de refugiados. O mundo está desesperadamente a precisar de homens e mulheres pontífices, que são aqueles que constroem pontes”, refere Rui Marques, coordenador do projeto, citado pelo jornal Público.