Durante a WorldWide Developers Conference (WWDC) 2019 que ocorreu na última segunda-feira, 3 de junho, na Califórnia, a Apple anunciou que o iTunes sofrerá uma mudança brusca a partir da nova atualização do macOS Catalina 10.15.
A aplicação que antes servia para compra de música e vídeos e era o reprodutor oficial de música da marca será substituído por três novas aplicações: uma apenas para músicas (Apple Music), outra para conteúdos voltados para TV (Apple Tv) e outra para compra e execução de podcasts (Apple Podcasts).
Esta mudança ocorre após os utilizadores da plataforma terem reclamado que devido à adição de várias funções à aplicação, a mesma não conseguia exercer a sua principal função: reproduzir músicas.
As novas aplicações serão mais focadas em tarefas específicas e sofrerão mudanças no seu interface. O novo serviço de música conseguirá analisar o que o utilizador consome e poderá sugerir músicas, artistas e géneros parecidos, o mesmo acontece com a nova aplicação de podcasting. Já a aplicação que será focada em conteúdos de TV (Apple TV) trará consigo conteúdos exclusivos da própria marca e disponibilizará conteúdos de streaming de alguns canais como a HBO e Showtime.
A nova app poderá ser utilizada via iOS e no tvOS. O novo serviço de streaming da Apple não estará disponível para Windows.
Com este encerramento, a maneira como o utilizador sincroniza os dados dos seus aparelhos Apple com o computador também sofrerá mudanças, passando a ser feita através do sistema finder.