Por: Shun Mochizuki, gestor sénior de marketing da OKI Europe
Apesar de toda a especulação em redor da sobrevivência da impressão face ao poder das ferramentas de marketing digital, esta continua a ser uma das formas privilegiadas pelas marcas para se destacarem das demais.
Contrariamente ao que alguns pretendem fazer crer, as tendências de marketing digital não eliminaram a impressão. Na verdade, este tem-se vindo a combinar com os meios físicos, gerando uma abordagem de marketing altamente eficaz que permite tirar partido do melhor dos dois mundos.
Com a implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados e a saturação de comunicações por e-mail, espera-se o reavivar do direct mail. Esta é, sem dúvida, uma boa notícia para os profissionais de marketing, principalmente quando os estudos de opinião mostram que o efeito de memória de uma peça de direct mail é superior ao de uma campanha digital.
Segundo pesquisas da TrueImpact 75% das pessoas conseguem lembrar-se de uma marca após terem sido expostas a uma promoção de direct mail face a 44% após uma promoção online. Adicionalmente, a Enthusem empresa de software para personalização de direct marketing revelou que 51% dos potenciais clientes preferem que as empresas usem uma combinação de correio e e-mail.
É o envelope que conta!
Em geral, considera-se que é o que está dentro do envelope que importa, mas, na realidade, ele é o fator pelo qual pelo qual comunicações importantes, materiais promocionais e outros conteúdos valiosos podem ser menosprezados – o envelope em que se encontram simplesmente não se destaca e não capta a atenção do destinatário, acabando muitas vezes na reciclagem ainda por abrir.
Para garantirmos que o que está dentro do envelope tem realmente impacto, devemos lembrar-nos que a primeira peça a ser vista pelo destinatário é o próprio envelope. Percorrer uma pilha de correspondência. em envelopes brancos não é nada emocionante, mas se inserirmos uma cor vibrante ou um design complexo, conseguimos imediatamente uma peça que se destaca e incita o destinatário a abri-la antes das restantes.
O poder da cor
A cor tem uma forte influência sobre a mente. Cores diferentes transmitem emoções diferentes. Enquanto o vermelho pode evocar paixão, o laranja transmite energia, o amarelo suscita felicidade e o azul é associado a confiança. Os profissionais de marketing e os designers há muito que reconheceram o poder da cor como uma das suas melhores ferramentas. Os envelopes de cor única não são nenhuma novidade, mas para se destacarem realmente as empresas precisam de pensar na criação de designs mais exclusivos, com mais de uma cor.
Até há pouco tempo, adicionar cor e designs complexos significava grandes volumes de impressão, custos elevados e longos tempos de produção. No entanto, o cenário tem vindo a mudar. Os clientes estão a exigir cada vez mais tiragens curtas e personalizadas cabendo às empresas de artes gráficas tomar medidas para alargar a sua oferta de serviços e criar mais valor ao marketing dos seus clientes.
Ao investir numa impressora de envelopes capaz de imprimir cor sobre cor, as reprografias e os pequenos fornecedores de serviços podem produzir campanhas de direct mail de baixo custo, com uma vantagem competitiva real. Um ativo ainda mais valioso é uma impressora que possa fornecer impressão a cinco cores – uma exceção à regra das impressoras de envelopes típicas.
Desafiar os limites da criatividade
Atenta às necessidades dos marketeers e das empresas gráficas, a OKI lançou o sistema de impressão de envelopes da série Pro9000, com tecnologia LED digital, passando a oferecer a vantagem única de adicionar toner branco à impressão a quatro cores tradicional. O dispositivo de cinco cores (CMYK+W) veio expandir os limites da criatividade e dar destaque aos envelopes para direct mail com uma incrível impressão de branco sobre cor, bem como de cor sobre cor, produzindo imagens a cores brilhantes e atrativas.
Com um volume mínimo de apenas um envelope personalizado, imprimir direct mail altamente direcionado mesmo em pequenas tiragens é uma opção viável. O sistema oferece impressão de dados variáveis com cores de alta definição, permitindo rápida produção e envio de direct mail ao público adequado no momento pretendido.
Para além dos envelopes de diversos formatos, as capacidades alargadas destes dispositivos de cinco cores suportam uma enorme variedade de substratos, desde papel comum a sintéticos, suportes magnéticos, poliéster, película transparente, cartão (até 360 grs) e outros, oferecendo um potencial criativo sem precedentes às gráficas e lojas de impressão, permitindo-lhes tirar partido das tendências do marketing direto e explorar novas oportunidades de negócio.
Para se manterem na vanguarda, as empresas de serviços de impressão terão de acompanhar permanentemente as constantes inovações da indústria. Tecnologias como a impressão digital LED estão a subir a fasquia em termos de qualidade de impressão a cores de alta resolução, e com soluções rentáveis cada vez mais disponíveis fica claro que a impressão continua bem viva na era do marketing digital.