A Nuvi Fruits quer ser uma referência nacional e internacional no desenvolvimento e produção de soluções alimentares derivadas da fruta, com vista a facilitar o acesso a uma alimentação mais equilibrada e saudável com produtos saborosos, divertidos e inovadores. A marca mais conhecida é a Frubis, ou a forma divertida de comer fruta.
Por Mafalda Marques
O grupo Luis Vicente está organizado em três áreas de negócio: produção agrícola, distribuição de fruta e a área industrial onde a fruta é a matéria prima, dando origem à Nuvi Fruits em 2016. No final de 2013, inauguram a unidade industrial para processamento de fruta com tecnologia de ponta certificada nos referenciais IFS Food e BRC Food, com sede na Freixofeira, em Torres Vedras. Um investimento acumulado, à data desta edição, na ordem dos 5 milhões de euros, a operar com cerca de 75 funcionários.
Atualmente a Nuvi Fruits opera em duas áreas de negócio: Fruta Fresca Cortada (IV Gama) que representa 55% na faturação da empresa e a Fruta Desidratada. O crescimento desta última consolidou a sua marca mais conhecida, a Frubis, numa categoria de produtos com cerca de 4 ou 5 anos de existência.
David Mota, Diretor Geral da Nuvi Fruits, explica que “o negócio dos desidratados da Nuvi fruits está a crescer e as exportações já têm um peso de 35%-40% neste segmento. Já exportamos para mais de 10 países na Europa, entre os quais Espanha, Alemanha, Reino Unido, Itália, Grécia, Bielorrússia, Lituânia e, na Ásia, já chegámos ao Japão e Coreia. Este ano contamos chegar ao Chile”, conta.
Além do mercado nacional, já produzem a marca própria de um retalhista no Reino Unido, na IV gama, mas atuam nos mercados internacionais com o nome Frubis, não tendo havido necessidade de adaptação por motivos culturais.
A agenda de inovação a nível de desenvolvimento de novos produtos é muito ambiciosa, pelo que o crescimento da empresa passará não só pela entrada em novos mercados, mas também pela consolidação e alargamento da sua gama de produtos nos países onde já atuam.
“Organizamos mensalmente sessões a que chamamos Funil de Inovação, com o objetivo de lançarmos anualmente novos produtos. Até final de 2019, contamos conseguir lançar mais dois ou três”
A Frubis desafia as pessoas a consumir fruta de forma diferente, descontraída e divertida. “Com o ritmo da vida, as pessoas pouco param para comer, então quando o fizerem que façam escolhas saudáveis”, explica. “Queremos estar em locais de conveniência, vending machines e pontos de compra impulsiva para que hajam escolhas saudáveis e saborosas”, refere David Mota.
Cada vez mais é difícil colocar as novas gerações a consumir fruta e, de uma forma disruptiva e divertida, conseguimos que o façam não havendo desculpas para não comer fruta”.