O Governo decretou, esta quinta-feira, o encerramento de todas as escolas e ATL dos setores público e privado a partir de segunda-feira, para conter o surto de Covid-19 no país.
Em conferência de imprensa, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou o encerramento de todos os estabelecimentos de ensino, do pré-escolar às universidades, até à Páscoa. Entretanto, a 9 de abril, o executivo irá reavaliar o terceiro período.
Além disso, o Governo decretou, ainda, o encerramento das discotecas, a limitação do número de pessoas nos centros comerciais e da lotação em restaurantes para um terço da capacidade e a limitação de visitas a lares de idosos e centros de dia em todo o país.
O executivo vai, também, aprovar um “mecanismo especial que assegure a remuneração parcial, em conjunto com as entidades patronais” dos trabalhadores que tenham de ficar em casa a cuidar dos seus filhos ou pessoas idosas doentes.
Madeira encerra escolhas, discotecas e centros de dia
Entretanto, já o Governo Regional da Madeira havia anunciado o encerramento de todos os estabelecimentos de diversão noturna, bem como o encerramento das escolas a partir de segunda-feira e até dia 13 de abril.
O Governo regional também limitou as visitas a lares ou outras instituições de acolhimento. Já os centros de dia foram encerrados e todos os eventos desportivos, sociais e culturais que impliquem grandes aglomerados foram cancelados.
Açores ‘de quarentena’
Já nos Açores, o Governo regional decretou que todas as pessoas que cheguem aos Açores irão ficar de quarentena. Em comunicado, o executivo determina o “isolamento profilático (…) com vigilância ativa, durante 14 dias após o desembarque na Região Autónoma dos Açores”.