Quarta-feira, Novembro 27, 2024
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Os desafios do Marketing Digital no futuro

Por: Fábio Jesuíno, CEO da 3WX – Digital Creative Agency 

O marketing digital está a crescer a um ritmo alucinante e a ganhar importância nas estratégias de comunicação como um dos principais pilares das empresas e das suas marcas. 

Em plena evolução, o marketing digital enfrenta vários desafios, que na sua maioria estão relacionados com a ligação entre as marcas e o seu público, sendo fundamental identificá-los.  

Diminuição do alcance orgânico 

O número de negócios que descobrem as redes sociais como plataformas excelentes para divulgarem os seus produtos ou serviços e captar e manter clientes está a crescer de uma forma galopante. Consequentemente, os conteúdos gerados são cada vez maiores, fazendo com que seja cada vez mais difícil destacarem-se da multidão. 

Com o aumento do número de páginas e perfis, as redes sociais implementaram filtragens cada vez mais intensivas, utilizando algoritmos baseados em inteligência artificial capazes de selecionarem os conteúdos que sejam do interesse de cada utilizador, privilegiando sempre os perfis em detrimento das páginas. 

Para ultrapassar este desafio, as marcas devem implementar estratégias de marketing digital bem estruturadas com investimento em campanhas para chegarem ao seu público-alvo. A importância de recorrerem a profissionais qualificados e a agências certificadas e focadas em marketing digital é essencial para conseguirem bons resultados. 

Supremacia do Google 

O Google domina o mercado dos motores de busca com uma quota de cerca de 90%, sendo também o web site mais visitado do mundo, tornando-se dessa forma um destino, em vez de uma plataforma de descoberta. 

As funções internas do Google, que variam desde a resposta a diversas perguntas, área dedicada às compras ou notícias, fazem com que seja menos necessário usar um web site externo, mantendo os utilizadores dentro da sua plataforma. 

Este desafio deve ser encarado de uma forma construtiva, implementado várias estratégias baseadas em marketing de conteúdos para melhorar o alcance e notoriedade da marca. Se tiver uma loja online deve utilizar o Google Shopping, para garantir a visibilidade dos seus produtos e implementar uma estratégia de SEO em permanência adaptada às atualizações do algoritmo de pesquisa. 

Utilização da inteligência artificial 

A inteligência artificial vem ganhando destaque no marketing digital, sendo a sua utilização cada vez mais fundamental para o sucesso das estratégias de comunicação digital, principalmente, na melhoria da experiência do cliente com base no seu comportamento de compra, atividade na internet ou redes sociais. 

Podemos utilizar a inteligência artificial nas mais diversas formas, na machine learning, como forma de alimentar a inteligência artificial, fazendo com que seja possível algoritmos apreenderem a tomar decisões de uma forma autónoma, melhorando a segmentação dos anúncios, geração de leads e a otimização de pesquisa, um exemplo são os assistentes pessoais digitais. 

O desafio só pode ser ultrapassado com uma aposta na formação permanente nesta área e criando uma estratégia com as ferramentas adaptada às necessidades de cada marca, compreendendo e prevendo melhor o utilizador, respondendo às suas necessidades. 

Estes são os principais desafios que, na minha opinião, enfrentará o marketing digital nos próximos anos, desafios que devem ser encarados de uma forma positiva para que o sucesso seja alcançado. 

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