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Hélder Sousa Silva
(Foto: Divulgação)

“Quisemos ser parte da solução” – Hélder Sousa Silva

Hélder Sousa Silva, presidente da Câmara Municipal de Mafra, dá a conhecer a estratégia adotada para ajudar as empresas e relançar a economia do concelho, no período de pandemia.

PME Magazine – O que está a fazer a CM Mafra para divulgar o concelho a nível nacional e internacional?

Hélder Sousa Silva – A Câmara Municipal tem vindo a reforçar a divulgação nacional e internacional daqueles que são os seus maiores ativos turísticos: por um lado, o Real Edifício de Mafra (Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada), recentemente inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO; por outro lado, a costa marítima e a reserva mundial de Surf da Ericeira, primeira na Europa e segunda no mundo, no âmbito de uma estratégia alargada de promoção do turismo outdoor.

Este reforço concretiza-se em vários eixos: numa maior presença nas redes sociais, a exemplo da partilha de vídeos de espetáculos, quer organizados no âmbito de redes culturais internacionais das quais Mafra é membro (tais como a European Cities of Historical Organs, a Associação de Residências Reais Europeias ou a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica), quer protagonizados por artistas locais; no recurso às novas tecnologias, estando previsto, no início do mês de agosto, o lançamento da aplicação móvel (app) “Mafra & Ericeira Experience”; ou na consolidação do posicionamento “Mafra é Música”, tendo sido já efetuada a abertura de propostas para a instalação do Museu Nacional da Música em Mafra e estando em curso o projeto de criação do Polo de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, a instalar na ala sul do Real Edifício de Mafra.


PME Mag. – Para além deste programa de incentivo ao comércio local, que outras iniciativas dispõem de apoio às empresas em tempo de pandemia?

H. S. S. – Pese embora seja competência do Governo promover respostas de apoio às empresas, também neste âmbito quisemos ser parte da solução. No imediato, a Câmara Municipal implementou um plano que incluiu medidas extraordinárias dirigidas aos agentes económicos locais.

Assim, em matéria de impostos e taxas municipais, determinaram-se isenções do pagamento de todas as tarifas fixas de água, saneamento e resíduos, das taxas relativas à ocupação de espaço público e do pagamento de rendas das concessões e alugueres por utilização de instalações municipais (no período de 1 de abril a 31 de maio), para além da suspensão da cobrança da Taxa Municipal Turística (de 30 de abril até 31 de dezembro).

Em aditamento, e já na fase de desconfinamento, foi autorizado o alargamento excecional da área ocupada por esplanada (até 31 de dezembro) e, na ótica da prevenção, procedeu-se ao fornecimento de kits de sensibilização (máscaras cirúrgicas, máscaras sociais, viseiras e álcool em gel) para incentivo à utilização destes equipamentos de proteção individual por parte do comércio local, serviços e alojamento turístico.

De forma a dinamizar o relançamento da economia no Concelho, a Câmara Municipal implementou, entretanto, o PORMafra, programa de valorização da economia local, do qual fazem parte iniciativas de formação para reforço das competências do tecido empresarial (nomeadamente, na área da transformação digital), de divulgação de medidas de apoio lançadas a nível nacional e europeu e pela autarquia, assim como a criação de uma aplicação móvel (App) e um cartão de fidelização para incentivar os consumidores a comprar no comércio local.

PME Mag. – Tem conhecimento de quantas empresas fecharam e abriram no concelho desde o início da pandemia?

H. S. S. – A Câmara Municipal não dispõe dessa informação. Não obstante, através de um levantamento realizado junto de uma amostra de 1000 empresas de pequena dimensão do Concelho de Mafra e que representam um universo total de 4.700 trabalhadores, foi possível apurar que estavam em layoff 11% destas empresas, correspondendo a 16% de trabalhadores.


PME Mag. – Tem algum plano B para o último trimestre caso a situação pandémica aumente?

H. S. S. – A Câmara Municipal tem sempre um plano B, ou seja, está permanentemente a monitorizar os indicadores e preparada para adotar as medidas preventivas, imediatas e extraordinárias mais adequadas ao contexto. O Município de Mafra continua e continuará empenhado em assegurar que o território é atrativo para a visitação e para o investimento.