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Carlos Azevedo, CEO da IES - Social Business School (Foto: Divulgação)

“O futuro é, sem dúvida, a responsabilidade social 2.0” – Carlos Azevedo

Um algoritmo de diagnóstico de Responsabilidade Empresarial (SER) – foi esta a ferramenta desenvolvida em conjunto pela IES – Social Business School e pela eSolidar. O algoritmo desenvolvido permite que as empresas saibam se estão a gerar um impacto positivo na sociedade, e fornece dicas para atingir um maior impacto social corporativo, através da consideração de vários fatores . Carlos Azevedo, CEO da IES – Social Business School, fala um pouco sobre a ferramenta , e reflete acerca da importância da responsabilidade social atualmente.  

PME Magazine – Como surgiu esta ideia?

Carlos Azevedo A ideia para esta parceria entre o IES – Social Business School e a eSolidar surgiu no princípio da pandemia, motivada pela nossa preocupação com as consequências que as empresas iam sofrer e que, certamente, se ia repercutir no âmbito da Responsabilidade Social. Queríamos encontrar uma forma de auxiliar as empresas neste sentido. Assim, desenvolvemos uma ferramenta que permite a qualquer empresa mensurar as suas ações de impacto social e refletir sobre os seus resultados, através de uma plataforma de diagnóstico fácil de navegar, intuitiva e acessível. O IES – Social Business School tem um vasto know how e é já uma referência a ajudar e apoiar líderes e negócios a desenvolverem as suas estratégias de Responsabilidade Social. A eSolidar destaca-se a nível tecnológico, particularmente, através de uma plataforma que ajuda a viabilizar a implementação desta estratégia. Este foi o ponto de partida para a nossa parceria.

PME Mag. – A ferramenta já se encontra operacional? Se sim, qual tem sido o feedback?

C. A. – Sim, a ferramenta já está operacional, foi lançada esta semana. Algumas empresas já fizeram o seu diagnóstico, no entanto, ainda não é possível ter feedback concreto sobre resultados ou tendências apuradas. No dia 5 de agosto, às 15h00, vamos lançar o webinar Responsabilidade Social 2.0 . Este webinar é totalmente gratuito e vai contar com a minha participação, com a participação do CEO da eSolidar, Rui Ramos, e do diretor adjunto de Sustentabilidade da EDP, Eduardo Moura. Após o webinar, acreditamos que várias empresas vão experimentar a plataforma. Nessa altura, vamos ter um desenho mais claro sobre os níveis de maturidade e os respetivos investimentos na estratégia de Responsabilidade Social.

PME Mag. – A utilização deste algoritmo tem algum custo para as empresas?

C. A. – Não, a utilização desta ferramenta de diagnóstico é totalmente gratuita. 

PME Mag. – Qual a importância atualmente da Responsabilidade Social?

C. A. – A Responsabilidade Social ajuda as marcas a posicionarem-se e a relacionarem-se com os diferentes stakeholders. Mais do que nunca, o foco não está apenas em gerar lucro, mas sim em criar impacto real e positivo para a sociedade. O futuro é, sem dúvida, a Responsabilidade Social 2.0 – onde o negócio e o impacto convergem. O propósito desta ferramenta é fazer com que este futuro chegue mais rápido e, assim, seja possível atrair mais talento, com mais propósito na ação e para que seja possível explorar novas fontes de criação de valor.

PME Mag. –  De que forma tem vindo a Responsabilidade Social a impactar as empresas (ao nível do lucro e das várias relações)?

C. A. – Ao longo dos últimos anos, a forma como as empresas assimilam e executam a Responsabilidade Social tem-se vindo a alterar, passando de uma ação esporádica para o centro da sua visão estratégica empresarial. Os consumidores são cada vez mais exigentes e estão bem informados. Preocupam-se com a seriedade da marca e querem envolver-se com organizações socialmente responsáveis, que atuam em benefício do seu público, tanto interno, como externo. Estar dependente de diretrizes governamentais para amenizar as diferenças, as desigualdades e criar leis de sustentabilidade, não faz sentido. É responsabilidade de cada empresa pensar na sua forma de atuação, que influencia de forma direta o seu posicionamento. Cada empresa deve repensar todas as etapas da sua cadeia de produção, a forma como se relaciona com os seus colaboradores, fornecedores, clientes e, também, com a comunidade e o meio que impacta. No webinar Responsabilidade Social 2.0, que vai acontecer no dia 5 de agosto, vamos lançar esta discussão e apresentar oficialmente a ferramenta de diagnóstico que vai ajudar as empresas a perceber o caminho a seguir, de uma forma personalizada.