Por Sofia Neves
A Santini, gelataria portuguesa fundada por Attilio Santini, com 71 anos de história, tem vindo a crescer desde que nasceu, na zona do Tamariz. Sempre com foco na tradição e autenticidade que a caracteriza, a marca não deixa de apostar na inovação, comunicando as novidades constantes, sem nunca esquecer as raízes, essenciais para a marca.
A Santini, marca de gelados fundada pelo imigrante italiano Attilio Santini que, desde 30 de setembro de 1949, vende gelados artesanais com ingredientes 100% naturais, sem aditivos nem conservantes, e maioritariamente com produtos nacionais, é atualmente uma referência no mercado dos gelados portugueses.
Se tinha loja inicialmente apenas no Tamariz, conta hoje com vários espaços em Lisboa, estando inclusive á no Porto, num total de 12 lojas em todo o país. Apesar de a marca se manter fiel à ideia de tradição, manten-do a receita original de gelados e uma identidade que se associa, desde sempre, às cores vermelha e branca, há uma constante aposta na inovação. Por esse motivo, os gelados, que continuam o foco da marca, não só são dos mais variados sabores, tradicionais e exóticos, como se fazem agora acompanhar de produtos de pas-telaria e de merchandising.
Para dar a conhecer ao mundo a sua autenticidade e, simultaneamente, capacidade de inovação, e de forma a manter uma relação próxima com os seus clientes, a Santini aposta numa comunicação diferenciada.
Foi neste sentido que Marta Botton, que assumiu a responsabilidade da área de comunicação e marketing da marca em 2016, falou com a PME Magazine, dando a conhecer de que forma funciona a comunicação com os clientes.
Modernização da marca
Ao longo dos anos houve por parte da Santini uma procura de adaptação aos tempos atuais. Apesar de se manter fiel à sua identidade original, regista-se um ajuste “aos tempos atuais” no que toca à decoração das lojas e da imagem, revela a responsável de comunicação. No entanto, Marta Botton explica que “o negócio em termos de produto sempre será abordado da mesma forma e essência”.
A comunicação passa sobretudo pela divulgação dos sabores de gelado, que tanto podem ser tradicionais como sabores mais exóticos, sendo divulgados também os produtos de pastelaria e o merchandising a que os clientes podem ter acesso.
A responsável explica ainda que, desde que assumiu funções, “a Santini continua a comunicar com os seus clientes da mesma forma: através das redes socias”, ainda que nos momentos considerados “mais impactantes” seja preparado um comunicado à imprensa. Por parte dos clientes, Marta Botton diz que tem recebido feedback “interessante”.
Proximidade com o cliente
Uma das iniciativas criadas pela marca Santini, como forma de estar próxima dos clientes, trata-se do “Santini Lovers”, um programa de fidelização que a marca criou e que permite a existência de uma rede de clientes fidelizados com a qual é possível comunicar diretamente.
O projeto “Santini Lovers” permite que os consumidores acumulem pontos que podem ser depois trocados por gelados ou produtos de merchandising da marca. O programa é comunicado não só nas lojas e através das redes sociais e tem tido boa aceitação.
“Os clientes sentem-se especiais com a nossa iniciativa”, revela Marta Botton.
Entregas para contornar a pandemia
Na sequência da pandemia causada pela Covid-19, a Santini viu-se forçada a colocar em prática os seus planos de contingência, o que resultou no fecho de todas as lojas da marca. No entanto, nem por isso a produção de gelados parou, tendo havido por parte da marca uma aposta no desenvolvimento do serviço de entregas ao domicílio.
Neste período, além de os gelados terem chegado às casas dos clientes através das entregas ao domicílio, chegaram também aos profissionais de saúde de vários hospitais, a quem a Santini ofereceu alguns dos seus gelados como forma de agradecimento.
Concluído o período de confinamento, as lojas começaram a reabrir e a comunicação tem sido um fator chave.
“Tomámos todas as medidas necessárias para salvaguardar o conforto dos nossos colaboradores e clientes”, informa a responsável pela comunicação, explicando que “nestes novos tempos, a comunicação é crucial” e que a marca prima por manter sempre os seus clientes atualizados.
A comunicação e marketing são os veículos que temos para transmitir as mensagens aos nossos clientes, que se têm mostrado bastante recetivos e confortáveis aquando das suas visitas”, acrescenta.
A marca Santini procura, desde o início, manter-se autêntica e fiel à tradição. É nisso que o seu futuro assenta: inovar, sempre tendo em conta as raízes.
Marta Botton conclui: “O nosso foco continua a ser a autenticidade do nosso produto e a satisfação dos nossos clientes”.