Principais causas terão sido o cancelamento ou adiamento de decisões de investimento por parte das grandes empresas devido à Covid-19. As previsões para 2021 indicam uma subida de 3,5%.
Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam uma diminuição acentuada nos valores de investimento empresarial em 2020, um ano marcado pelo impacto da Covid-19 na economia nacional.
“O investimento empresarial em termos nominais diminuiu 16,3% em 2020, traduzindo uma redução expressiva face às perspetivas reveladas no inquérito anterior”, que apontavam para uma diminuição na ordem dos 8,9%.
O gabinete de estatística salienta, ainda, que terão sido os efeitos da Covid-19 sobre a atividade económica e das empresas, “que conduziram ao cancelamento ou adiamento das decisões de investimento”.
O mesmo relatório indica que, em 2020, todos os escalões de dimensão das empresas foram afetados por esta redução no investimento, tendo “maior expressão” nas grandes empresas, com mais de 250 trabalhadores.
Para o decorrer deste ano, o INE perspetiva uma recuperação parcial de 3,5% dos níveis de investimento empresarial a nível nacional.