Sexta-feira, Novembro 29, 2024
InícioSociedadeMarcelo Rebelo de Sousa toma posse do segundo mandato

Marcelo Rebelo de Sousa toma posse do segundo mandato

Depois de ser reeleito nas eleições presidenciais de 24 de janeiro, com 60,67% dos votos, Marcelo Rebelo de Sousa tomou hoje posse do segundo mandato como Presidente da República, no Parlamento.

Tal como no primeiro mandato, Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se a pé para o Palácio de São Bento, onde assumiu a toma de posse para o seu segundo mandato como Presidente da República.

Antes de ser recebido por Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, o professor catedrático de 72 anos afirmou aos jornalistas presentes que iria pedir autorização para fazer uma visita de Estado ao Vaticano e a Espanha. A comprovar-se a referida autorização, estas serão as primeiras visitas de Estado do novo mandato do Presidente da República, em similaridade com o que fez há cinco anos, quando foi pela primeira vez eleito.

Depois de receber as honras militares, de escutar o hino nacional e de passar revista à Guarda de Honra, o chefe de Estado entrou no Palácio de São Bento onde prestou o juramento sobre a Constituição da República Portuguesa, oficializando o novo mandato que agora irá desempenhar. 

No seu discurso de tomada de posse, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que o compromisso que encara é destinado aos portugueses, em particular aos que mais necessitam de apoios, prometendo a defesa de uma “melhor democracia” num período pandémico delicado.

Em declarações marcadas pela referência à pandemia, à democracia e à crise económica que afeta, sobretudo, os mais desfavorecidos, o chefe de Estado reforçou o imperativo da reconstrução social, económica e democrática do país.

Por fim, o Presidente da República deixou um desejo para este mandato: “Que os próximos cinco anos possam ser mais razão de esperança do que de desilusão, é o nosso sonho e é o nosso propósito, um ano decorrido sobre tanto luto, tanto sacrífico, tanta solidão”.

Na cerimónia estiveram presentes 50 deputados, seis membros do Governo e 22 personalidades convidadas de acordo com o protocolo do Estado. No final da cerimónia de leitura e assinatura de posse, o chefe de Estado dirigiu-se ao palácio de Belém com guarda de honra junto ao portão principal. Ainda esta tarde, Marcelo Rebelo de Sousa desloca-se ao Porto para uma reunião com o presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category