A Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA) e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vão colaborar juntas para o desenvolvimento de uma plataforma europeia de segurança alimentar, a FoodSafety4EU, que irá estabelecer uma rede entre o sistema de segurança alimentar da Europa.
A FIPA e a ASAE vão apoiar o lançamento do FoodSafety4EU, um projeto financiado pela União Europeia com o objetivo de desenvolver um Sistema de Segurança Alimentar mais colaborativo na Europa. O projeto foi lançado em janeiro deste ano, e surge na sequência da necessidade de adaptar o Sistema de Segurança Alimentar às constantes evoluções verificadas na área, tornando-o mais resiliente.
Deste modo, o projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma multi-stakeholder, estabelecendo uma rede de atores do Sistema de Segurança Alimentar a nível nacional, europeu e internacional.
A rede europeia que engloba este consórcio é constituída por 23 parceiros e 44 partes interessadas, como Autoridades de Segurança Alimentar, associações de consumidores, centros de investigação, entre outros.
O consórcio, do qual fazem parte a FIPA e a ASAE, irá apoiar o projeto com o seu conhecimento especializado na área e desenvolvendo várias ferramentas digitais para que o processo participativo e estruturado, entre estes atores, seja ativado.
O FoodSafety4Eu pretende, assim, potenciar as intervenções de valor entre os seus atores em vários níveis e apoiar a Comissão Europeia e a Autoridade para a Segurança dos Alimentos a enfrentarem os principais desafios de segurança nesta área, formulando recomendações adequadas.
Num projeto financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020, da União Europeia, é esperado que o FoodSafety4Eu continue a crescer até ao final do projeto, que se perspetiva ser em 2023, altura em que se pretende que este se torne num amplo fórum para esta área.