Home / MERCADO / Economia / Novo estímulo dos EUA pode impactar PIB português
Novos estímulos EUA PIB português
Maior estímulo económico de sempre nos EUA irá ter impacto na economia mundial (Foto: Pexels)

Novo estímulo dos EUA pode impactar PIB português

O novo estímulo da economia dos EUA pode vir a gerar cerca de 483 milhões de euros para os exportadores portugueses, numa oportunidade que, a confirmar-se, representaria um impacto de 0,1% no Produto Interno Bruto Português (PIB) até 2022, de acordo com um estudo da Euler Hermes.

Um estímulo de 1,6 biliões de euros na economia dos EUA, proposto pelo presidente Joe Biden e aprovado pelo congresso norte-americano no início deste mês, poderá representar um ganho de cerca de 483 milhões de euros para os exportadores de Portugal, o que se traduziria num impacto de 0,1% do PIB português, de acordo com um estudo da Euler Hermes.

Este novo pacote de estímulos económicos para os EUA irá fornecer uma oportunidade adicional às exportações portuguesas, até 2022, com os setores em melhor posição para aproveitar esta alavanca a destacarem-se na energia, serviços, têxtil e indústria química.

Naquele que é o maior estímulo económico americano já aprovado, o estudo em questão aponta para que o mesmo possa gerar cerca de 302 mil milhões de euros nas exportações mundiais, 81 mil milhões de euros só na Europa, que será a zona mais beneficiada das potencialidades desta conjuntura, destacando-se a Alemanha como o país melhor posicionado para beneficiar deste estímulo (cerca de 18,5 mil milhões de euros).

Também a Ásia se destaca pelos benefícios, que podem ascender aos 63 mil milhões de euros em potenciais futuras oportunidades de exportações, o que reforça o benefício à escala global que os vários setores económicos mundiais podem aproveitar do investimento norte-americano.